CANÇÕES DE NATAL
“Canções de Natal” ou “cantigas natalinas” são as músicas que remetem ao Natal e executadas na época de Natal. Elas ficam completamente fora de época e de contexto se executadas em outras épocas do ano.
A tradição de canções natalinas está bastante arraigada em países cristãos europeus e americanos. As crianças aprendem a cantá-las ainda jovens e as cantam em coros, igrejas, escolas e residências para celebrar o Natal.
As músicas de Natal completam o ambiente festivo da celebração da chegada de Cristo ao mundo.
ORIGEM DAS CANÇÕES DE NATAL
As músicas natalinas surgiram de manifestações populares no Século XIII na Itália e de lá foram levadas para a França, Alemanha, Espanha e Inglaterra.
No Século XV, surgiram as “Christmas Carols” inglesas, músicas alegres, inicialmente não natalinas e que depois passaram a ser associadas ao Natal.
Na Espanha, o “villancico” (vilancete ou vilhancico), formas poéticas alegres e comuns, passaram a ser associadas a festividades religiosas e acabaram por serem adaptadas ao Natal. Assim vão surgindo canções de Natal com diferentes adaptações de cada país, cada qual com sua melodia.
COMPOSITORES CLÁSSICOS
As canções natalinas receberam o reforço de compositores clássicos, como Heinrich Schütz (1585 -1672, mais importante compositor alemão antes de Bach, cuja música é predominantemente religiosa), Bach e Handel.
A música “Jingle Bells”, escrita em 1850 pelo compositor norte-americano Lord Pierpont (1822 – 1893), evoluiu de música em comemoração ao Dia de Ação de Graças para música natalina. Ouça “Jingle Bells” com a tradução em português.
NOITE FELIZ
A mais bela e a mais típica canção de Natal – Noite Feliz – nasceu de um fato fortuito.
No Natal de 1818, o órgão da igreja de Oberndorf, Áustria, onde seriam celebradas a missa e a cantata de Natal, estragou-se; não haveria música para abrilhantar a missa. O padre Joseph Mohr, pároco da igreja, lembrou-se de que havia feito um poema e pediu ao amigo Franz Xaver Gruber para criar uma melodia para o poema que ele tinha escrito a fim de que a comunidade a cantasse durante a missa de Natal.
Assim surgiu a música “Noite Feliz”, em alemão “Stille nacht, heilige yach,” (Noite Silenciosa) que se espalhou pelo mundo, foi traduzida para 330 idiomas e ainda hoje, mais de 200 anos depois de criada, é cantada em celebração do Natal.
Algumas traduções fugiram do texto original, mas sem deturpar a comemoração. A tradução literal do poema do Padre Mohr é “noite silenciosa”; no Brasil, a tradução foi “Noite Feliz”. A versão brasileira ainda acrescentou o verso “pobrezinho nasceu em Belém”, o que dá maior significado à música.
MÚSICAS DE NATAL RECENTES
Em 1951, o norte-americano Irving Berlin compôs “White Christmas” (Natal Branco) que, por sua beleza, foi incorporada aos clássicos natalinos.
Até a era do rock tem música de Natal. John Lennon compôs “Happy Xmas” (War is over – A guerra acabou) para o Natal de 1971, grande hino pacifista.
CANÇÕES DE NATAL BRASILEIRAS
Há quem se entristeça com as canções de Natal; há quem se alegre com elas e as celebre intensamente. Todos cantamos as músicas sem prestar muita atenção à letra.
A música “Boas Festas” (Anoiteceu, o sino gemeu, a gente ficou feliz a rezar…), de Assis Valente, tem versos tristes, que falam de infelicidade: “Já faz tempo que eu pedi/ mas o meu Papai Noel não vem/ com certeza já morreu/ou então felicidade/ é brinquedo que não tem”. Assis Valente era infeliz, solitário e sofria de depressão, o que explica os versos. Ainda assim, cantamos a música com alegria sem conhecer a história de seu compositor.
As músicas brasileiras de Natal mais executadas são:
Anoiteceu, de Assis Valente;
Sino de Belém, adaptação de Evaldo Ruy da música “Jingle Bells”;
Natal das Crianças, de Octavio Henrique de Oliveira (Blackout);
Então É Natal (cantada pela Simone, tradução da Happy Xmas, de John Lennon);
O Velhinho, de Otávio Babo Filho;
Marcas do que se foi, de Zurana;
Natal Todo Dia, de Mauricio Gaetani De Pinho;
Sonho de Natal, de Oswaldo Montenegro
A música da propaganda do antigo Banco Nacional “Quero ver você não chorar” marcou época e pode até ser incluída no rol das músicas de Natal. Os mais experientes se lembrarão dela com saudade.
CELEBRAÇÕES DE NATAL
A música, que enfeita e enriquece todas as comemorações, tem que estar presente na espera e nas celebrações do nascimento de Cristo. Algumas delas são indissociáveis do Natal.
Infelizmente, centros comerciais, shoppings e supermercados estão adiantando para o final de outubro e início de novembro a ornamentação de Natal em seus estabelecimentos, com a execução das músicas natalinas. Com isso, as músicas ficam extemporâneas e ainda podem enfastiar.
As músicas natalinas contribuem para o clima de amor e fraternidade no Natal; trazem mensagens de paz e esperança para a humanidade.
As palavras mais comuns nas canções natalinas são “Natal”, “Deus”, “Jesus”, “Menino” e “Paz”; natural, pois, que expressem paz e esperança.
Desejo santo e abençoado Natal para as amáveis leitoras.