Segundo dados do IBGE, 7,3% da população de novos empreendedores do país são 50+
Tempos atrás, as pessoas acima dos 50 anos paravam de trabalhar após a aposentadoria. Hoje, tudo mudou, e elas trabalham, empreendem, montam empresas, obtêm renda extra para a família e movimentam a economia do país.
Segundo estudo do IBGE realizado em 2019, as pessoas com mais de 50 anos movimentam R$ 1,8 trilhão por ano e representam 7,3% dos novos donos de negócios no Brasil.
Este é o caso de Sônia Ramos, ou Vó Sônia, como é conhecida. Aos 75 anos, ela colhe os frutos de haver-se tornado empreendedora em 2009, aos 62 anos de idade, quando fundou a Casa de Bolos na cidade de Ribeirão Preto, interior de São Paulo.
Na casa de Sônia Maria Napoleão Ramos, ou Vó Sônia, havia a tradição de reunir a família em torno da mesa para comer bolos que saíam quentinhos do forno preparados por ela. Este o passo inicial para transformar o encontro da família em negócio de sucesso.
A história de empreendedorismo começou quando Rafael, o filho caçula, perdeu o emprego e a família se viu obrigada a encontrar uma maneira urgente de complementar a renda. A ideia de abrir uma loja e fazer bolos caseiros ganhou força e se concretizou.
Inicialmente, vendendo bolos em casa. Depois, para atender encomendas que surgiram em razão do “boca a boca”, a propaganda mais eficaz do mundo.
O filho Rafael teve a ideia de alugar uma sala no centro de Ribeirão Preto (SP) para vender os bolos que ela fazia. Ela preparava os bolos à noite e, logo cedo levava os bolos para a sala comercial. Ela ficava na loja e o filho saía pelas redondezas, com o uniforme, para promover degustações e entregar cartões de visita.
O negócio prosperou. Cautelosa, ela percebeu que seria necessário aumentar a produção, mas foi fazendo isso gradualmente.
A combinação da talentosa mão da Vó Sônia com a dedicação do filho levou a Casa de Bolos ao sucesso logo nos primeiros anos. O sucesso levou-os a franquear o negócio.
As primeiras unidades foram na região de Ribeirão Preto, mas logo os bolos foram conquistando espaço. Atualmente, a Casa de Bolos possui mais de 400 lojas pelo país e uma produção diária de 55 mil bolos em toda a rede, totalizando 1,3 milhão de bolos por mês.
A rede oferece um cardápio de mais de 100 sabores de bolos, incluindo versões diet, integral, funcional, bolo caseiro no pote e baby, além de tortas, cucas e bolos de aniversário.
Segundo Vó Sônia, o sucesso do negócio tem a ver com o poder que um bolo simples, caseiro, feito na hora, tem de nos remeter a boas lembranças e a momentos de prazer e afeto.
Para não perder a essência e nem a qualidade, a Casa de Bolos investiu em um Centro de Treinamento em Ribeirão Preto, onde se aprende a base do negócio, que são as receitas originais da Vó Sônia, de modo que possam ser fielmente replicadas nas lojas.
Além disso, a marca conta com um Centro de Distribuição dedicado aos franqueados, para dar todo o apoio necessário em matérias-primas e na implantação de novas lojas.
Empreendimento que cresceu e se tornou negócio de sucesso.