Siga o exemplo da águia e renove-se para viver melhor.
Imponentes, as águias são exímias caçadoras. Conseguem alcançar a velocidade de até 100 km/h e chegam a pesar de 8 a 10 kg. Sua visão é de duas a oito vezes mais desenvolvida que a visão humana, o que favorece a localização das presas a grandes distâncias e dá a elas maior noção de distância e profundidade.
As águias também ouvem muito bem. Elas são capazes de escutar sons a longas distâncias e sabem distinguir o som da futura presa do som do voo de outra águia. Seu bico é forte, curvo e afiado, assim como as garras.
As águias vivem em torno de 70 anos, mas podem chegar aos 95 em cativeiro. Porém, ao atingir os 40 anos, a águia precisa passar por um doloroso processo de renovação para continuar sobrevivendo: é o chamado “desafio dos 150 dias”.
Com o passar do tempo, a águia passa a sentir dificuldade de caçar, pois suas garras e seu bico já estão bastante desgastados. Ela não mais tem a mesma força para suportar as presas pelas garras. As unhas estão grandes e flexíveis e não mais conseguem agarrar as presas das quais se alimenta. O bico, outrora forte e afiado, está curvado para baixo. As penas estão pesadas e grossas, o que dificulta o voo; a águia não mais tem a velocidade e a destreza de antes. Ela tem duas alternativas: morrer ou renovar-se.
A águia pressente que chegou a hora de renovar-se. Ela então voa para o alto de uma montanha e procura o local ideal para fazer o ninho; normalmente em local onde não precise voar. Prepara o ninho, recolhe-se e dá início ao processo de transformação.
A águia bate o bico contra a rocha por inúmeras vezes até ele quebrar. Aí ela espera pelo nascimento de novo bico. Quando o novo bico se desenvolve, a águia arranca suas garras com o bico para que outras cresçam no lugar. E quando as novas garras surgem, ela passa a arrancar as velhas penas.
Após cinco meses, renovada, com bico e garras novos e mais fortes e com penas que lhe facilitarão o voo, a águia reinicia nova vida. Após essa fase, ela poderá viver por mais 30 anos. Ou mais.
Esse período de isolamento obrigatório faz com que a águia seja reconhecida como símbolo de renovação.
A própria águia reconhece que chegou o momento de renovar-se e ela toma a inciativa de buscar a renovação.
O processo é longo – 5 meses – e dolorido. Mas, o resultado é altamente compensador.
Qual o simbolismo da renovação da águia para nós? Para que tenhamos a vida mais leve, devemos nos desprender de lembranças negativas, de dissabores, de ofensas e costumes que nos pesam e nos impedem de alçar novos voos. O alívio será grande.
Somos nós mesmos que devemos ter a iniciativa de buscar a renovação. Para a nossa própria sobrevivência e para melhoria da vida.
Livres dos pesos e das angústias do passado, obteremos resultado valioso que nos aliviará a mente e nos permitirá voos para novas conquistas.