As missões espaciais começaram na década de 1960; o homem pousou na Lua em 20 de julho de 1969. Desde então, a NASA lida com um problema sem solução: “o que fazer com os resíduos humanos no espaço e como lidar com eles?”.
RESÍDUOS NO ESPAÇO
O problema pode parecer simples diante dos complexos problemas de física, matemática e humanos envolvidos em voos espaciais. A realização do concurso, porém, mostra a dificuldade de lidar com os resíduos humanos e demonstra a complexidade do planejamento dos vôos espaciais.
Na Terra, a força da gravidade cuida de levar fezes e urina para a rede de esgoto. No espaço, a gravidade zero dificulta os processos de higiene porque a urina e as fezes podem flutuar livremente no interior da nave espacial; não há força para puxar as fezes e nem a urina para o fundo de um recipiente.
Atualmente, é provável que os astronautas recolham os excrementos em um plástico antes que os dejetos saiam flutuando pela nave.
A BUSCA DA SOLUÇÃO PELA NASA
Como fazer para recolher os resíduos, sem permitir que eles se espalhem pela nave e contaminem os astronautas? Como fazer para gerenciar e reaproveitar os resíduos de maneira eficiente? Essa a solução que a NASA busca e para a qual oferece prêmio de até R$ 17 milhões (cerca de US 3 milhões).
O concurso “LunaRecycle Challenge” busca a melhor solução para reciclar ou gerenciar eficazmente os resíduos humanos no espaço ou que transforme os resíduos em produtos úteis.
Por ocasião do primeiro pouso na Lua, os astronautas deixaram no solo lunar 96 bolsas de resíduos humanos. Além de poluir a Terra, em sua primeira visita à Lua o homem deixou lixo na superfície lunar.
A tendência é que, no futuro, haja voos espaciais de maior duração que deixarão os astronautas no espaço por mais tempo, o que aumentará o volume de resíduos e gerará a necessidade de lidar com eles.
A NASA tenta operar de maneira sustentável na Terra e no espaço. Por essa razão, promove o concurso para todos os interessados, não apenas cientistas, em apresentar ideias criativas e exequíveis para gestão de resíduos humanos. A questão é tão complexa que, parece, os cientistas da NASA ainda não encontraram a solução adequada para o problema.
O LunaRecycleChallenge mostra como a NASA se antecipa aos problemas e se organiza para tornar a exploração espacial mais eficiente e segura.
SUA BOA IDEIA VALE MILHÕES
Os interessados, que tiverem boas ideias e desejarem participar do concurso, podem fazer a inscrição até o dia 25 de janeiro de 2025 no site da Universidade do Alabama, que o está coordenando.
Sua boa ideia pode valer até 3 milhões de dólares.