Desenvolvimento é o crescimento econômico como base para elevação do padrão de vida de um povo. Nem todos os países têm essa noção de desenvolvimento; a Coreia do Norte busca o desenvolvimento para fortalecer o poder militar e não para elevar o padrão de vida de seu povo. Usa o esforço de trabalho para produzir armas e não para produzir bens de consumo que trazem conforto e bem estar para o povo.
A civilização atual se assenta sobre dois esteios: o petróleo, como gerador de energia, e o aço, insumo industrial básico.
O aço é uma liga formada por ferro e carbono, este na proporção entre 0,008 e 2,11%. O carbono age como agente de resistência e torna a liga facilmente deformável e flexível, que pode ser transformada em fios e se distender sem se romper.
Uma peça em ferro fundido, sem a liga do carbono, é muito mais frágil e se rompe com mais facilidade. O aço é mais resistente que o ferro puro. Além disso, sua plasticidade permite obter peças de formas geométricas com mais facilidade.
USO DO AÇO
O aço é considerado a mais importante liga metálica, em razão de seu vasto uso.
- Utilidades domésticas
Utensílios domésticos em casas, cozinhas, restaurantes, hospitais, laboratórios. É resistente a altas e baixas temperaturas, tem longa durabilidade e baixo custo de manutenção.
- Transportes
O aço está presente em carros, caminhões, navios, trens, bicicletas e motocicletas.
- Construção civil
Utilizado como material principal ou parte das obras.
- Embalagens e recipientes
Utilizado na conservação e transporte de alimentos, produtos químicos, gás de cozinha e gás industrial, tintas. O aço evita a contaminação do produto e garante sua qualidade.
- Energia
O aço é imprescindível para obter petróleo e energia, porque é usado em usinas hidrelétricas, termelétricas e nucleares; torres de transmissão; transformadores; cabos elétricos; tubulações; equipamentos de prospecção e extração de petróleo; em perfuratrizes, esteiras e caçambas das minas de carvão.
- Agricultura
A terra é semeada com arados; é semeada e cercada com equipamentos que usam aço. A colheita é feita com ceifadeiras e colheitadeiras que usam aço. Silos e graneleiros, utilizados para armazenagem de alimentos, também usam aço.
Existem indicadores do índice de desenvolvimento de um país: renda per capita elevada, alto consumo de energia, alfabetização, mortalidade infantil baixa. O consumo de aço também é indicador de desenvolvimento: o país que tem maior estágio de desenvolvimento consumirá maior volume de aço.
O Brasil é o 9º produtor de aço no mundo; em 2019, produziu 32,2 milhões de toneladas. No continente americano, o Brasil perde apenas para os Estados Unidos (87,9 milhões de toneladas) em termos de produção de aço (Fonte WorldSteel Association) . Porém, mais importante que consumir é utilizar o aço em seu próprio desenvolvimento, porque o consumo exerce o efeito multiplicador de riquezas.
A produção de aço é tão importante que sua produção recebeu a denominação especial de siderurgia, considerada como indicador de progresso econômico, em razão do papel fundamental desempenhado pelo aço na infraestrutura e no desenvolvimento econômico global.
O grande crescimento econômico da China e da Índia causou grande aumento na demanda por aço nos últimos anos.
A Guerra na Ucrânia fez com que os preços do aço na Europa atingissem valor recorde, mesmo porque a União Europeia se prepara para proibir importações da Rússia como parte do aumento de sanções impostas àquele país, fato que restringirá ainda mais a oferta.
O mercado europeu enfrenta a perda das exportações da Ucrânia, normalmente o quinto maior fornecedor para o continente. Os custos de energia também interromperam operações em algumas usinas do continente europeu, reduzindo ainda mais a oferta de aço.