No mundo dos negócios e até mesmo na vida cotidiana, quem tem presença de espírito costuma sair-se bem diante de situação desconfortável e até transforma a dificuldade em comentários inteligentes, por vezes com boa dose de humor.
MOSTRE-ME DEUS!
O Talmude Babilônico, conjunto de 63 livros que contêm as tradições, os costumes, as leis e as doutrinas judaicas, reúne as experiências e os conhecimentos de gerações sucessivas. O livro contém ainda sermões, debates, discussões e ensinamentos dos rabinos, líderes da religião judaica.
O Talmude conta a história de imperador pagão que pediu a um rabino:
– Mostre-me Deus!
O sábio rabino pensou por alguns instantes e respondeu ao imperador:
– Grande imperador, não precisarei mostrar-vos o meu Deus Todo-Poderoso; vós mesmos podereis vê-Lo. Contudo, antes devereis passar por um teste: deveis olhar diretamente para o Sol por alguns minutos.
Na expectativa de enxergar a Deus, o imperador pôs-se a olhar para o Sol. Claro que logo teve de baixar as vistas; ninguém consegue olhar diretamente para o Sol. Olhar diretamente para o Sol pode causar lesões definitivas na retina.
Assim que o imperador desviou o olhar do Sol, disse-lhe o rabino:
– Não podeis olhar durante meio minuto o Sol, que é criação insignificante de Deus, como desejais ver Aquele que criou incontáveis sóis e estrelas?
(Extraído do livro “Uma Resposta aos Ateus de Moscou”, de autoria de Richard Wurmbrand, [1909-2001], pastor e escritor evangélico romeno, que ficou conhecido por ter sido preso e torturado pelo regime comunista-ateísta da Romênia por mais de uma década).