Palavras e expressões populares costumam ter origem bastante curiosa, que precisa ser verificada ao longo da História e/ou do folclore regional.
- CARIOCA
A palavra remonta à época do descobrimento do Brasil. Assim que Cabral descobriu o Brasil, Portugal enviou às novas terras expedições exploratórias.
Gonçalo Coelho (1451 ou 1454 – 1512), navegador e explorador português, comandou as duas primeiras expedições exploratórias – nos anos de 1501 – 1502 e nos de 1503 – 1504 – das terras descobertas que cabiam ao Reino de Portugal pelo Tratado de Tordesilhas.
Em ambas, Gonçalo Coelho veio acompanhado de Américo Vespúcio (1454 – 1512, italiano, mercador, navegador, geógrafo e explorador de oceanos a serviço dos Reinos de Portugal e Espanha, que viajou pelo então Novo Mundo escrevendo sobre as terras recém-descobertas). Gonçalo Coelho foi o pai de Duarte Coelho, primeiro capitão-donatário da Capitania de Pernambuco.
Quando chegou ao Brasil, Gonçalo Coelho morou no que viria a ser o Rio de Janeiro e construiu sua casa às margens do Rio Maracanã. Só que construiu a casa no formato quadrado ou retangular, comum em Portugal.
Porém, a casa retangular não era comum para os índios que viviam na região, pois suas habitações eram ocas circulares. Os índios começaram a chamar região onde Gonçalo construiu sua casa de “carioca”, que, em tupi-guarani, significa “casa de branco”: cari = branco, e oca = casa. Quem nasceu na região passou a ser chamado “carioca”.
1 comentário
Um adendo. Em seu texto você escreve a palavra, Descobrimento como um acontecimento histórico, mas sabemos , e precisamos sempre estar atentos para não perpetuar uma inverdade histórica. Não foi descobrimento, foi invasão. Nenhum europeu descobriu nada, nem aqui nem em lugar algum. Eles invadiram a terra dos Povos Originários e se apropriaram.