Em 2022, as passagens aéreas tiveram aumento de 23,5% em relação a 2021. Por sua vez, as passagens rodoviárias interestaduais tiveram aumento de 13,8%. (Dados do IBGE).
Em março deste ano, 41% dos passageiros de ônibus haviam migrado do avião.
A transferência de passageiros criou um fato novo: o aumento da procura por assentos premium nos ônibus. Os novos clientes não desejam pagar o preço das passagens aéreas, consideradas caras, mas, ao procurarem os ônibus, buscam por maior conforto.
Em 2019, a Marcopolo, principal fabricante de ônibus do país, vendeu 5,18% de assentos leito do total de assentos produzidos. Em 2022, os assentos leito alcançaram 14,49% do total.
Os assentos leito/semileito custam cerca de 40% mais que os assentos convencionais, valor que, segundo passageiros, compensa em razão do maior conforto desfrutado durante a viagem de ônibus.
O mercado de assentos mais confortáveis vem ganhando espaço depois da chegada ao mercado de ônibus de dois andares, que se consolidaram durante a pandemia.
Praticamente, todas as empresas de ônibus, que operam trajetos interestaduais, registraram aumento da venda de passagens de classe leito.
As viagens rodoviárias não precisam ser planejadas com muita antecedência como as viagens aéreas, o que dá a elas alguma vantagem. Passagens de ônibus, dependendo do local de origem e de destino, podem ser adquiridas com 24 ou 48 horas de antecedência ou podem ser adquiridas no mesmo dia da viagem.
A maior procura por ônibus mais confortáveis contribui para modernizar a frota das empresas, que têm procurado atender a demanda e têm oferecido maior conforto aos passageiros.