O próximo ano em Havana (tradução livre)
Sinopse –
“Após a morte de sua querida avó, uma mulher cubano-americana viaja para Havana, onde descobre as raízes de sua identidade – e desenterra um segredo de família escondido desde a revolução.
Havana, 1958. Filha de um barão do açúcar, Elisa Perez, de dezanove anos, faz parte da alta sociedade cubana, onde está amplamente protegida da crescente agitação política do país – até embarcar num caso clandestino com um revolucionário apaixonado.
Miami, 2017. A escritora freelance, Marisol Ferrera, cresceu ouvindo histórias românticas de Cuba contadas por sua falecida avó Elisa, que foi forçada a fugir com a família durante a revolução. O último desejo de Elisa era que Marisol espalhasse suas cinzas em seu país natal.
Chegando a Havana, Marisol se depara com o contraste entre a beleza tropical e atemporal de Cuba e seu clima político perigoso. Quanto mais as história da família vierem à tona e Marisol se sentir atraída por um homem com seus próprios segredos, mais ela precisará das lições do passado de sua avó para ajudá-la a compreender o verdadeiro significado de coragem.” [Penguin/Berkley]
Sobre o livro –
Next year in Havana é um romance histórico da escritora cubano-americana Chanel Cleeton. O livro fez parte da seleção para o Clube do Livro de Reese Witherspoon em julho de 2018 e foi best-seller do New York Times no mesmo ano. Narra uma história de laços familiares, de amor e de amizade, entrelaçados na política e na história da Cuba pré-revolucionária até o ano de 2017.
O romance é dividido em trinta e um capítulos, contados sob a perspectiva de cada uma das protagonistas: Elisa Perez, no final dos anos 1950 e de sua futura neta, Marisol Ferrera, em 2017. Ambas as personagens estão em Cuba e narram em primeira pessoa. Elisa tem 19 anos e mora em Havana com a família; Marisol tem trinta e poucos anos e visita Cuba, vinda de Miami, para espalhar as cinzas de sua falecida avó.
As duas mulheres se deparam com o dilema do que significa ser cubano, como amar o seu país quando este se torna irreconhecível, num momento que impõe escolhas e consequências difíceis.
Ao chegar em Cuba e constatar dois cenários discrepantes em Havana – uma ilha de exuberante beleza em contraste com a complexa e perigosa atmosfera política, Marisol se vê obrigada a desmistificar sua visão romantizada do país, oriunda das histórias contadas por sua avó no passado.
O livro é bastante informativo, oferecendo aos leitores uma visão mais realista sobre como realmente é a vida em Cuba e como foi aquele último ano de Fulgencio Batista no poder (1958):
“Muito poucos podem dar-se ao luxo de ser políticos em Cuba.”
“E ninguém pode se dar ao luxo de não ser político em Cuba.”
Também mostra, através dos olhos de Marisol, o quão ruim foi a revolução e como o povo ainda está sendo oprimido.
Achei interessante o contraste entre a visão dos cubanos que partiram (majoritariamente para os Estados Unidos), convivendo com as memórias, e os que ficaram, convivendo com os fatos.
“Embora partilhemos a mesma herança, por mais que eu procure pontos em comum entre nós, por mais que queira pertencer a este lugar, as diferenças são gritantes. Sou cubano e, no entanto, não sou.”
A autora escreve de forma intimista, construindo laços entre o leitor e ambas as heroínas na medida em que suas próprias dores de crescimento refletem as do país que tanto amam. O livro possui uma atmosfera inebriante tingida de romantismo e nostalgia, ao mesmo tempo que permanece notavelmente circunspecto sobre as complicadas verdades da história e da política cubana.
Um livro sobre a coragem e a perda inevitável do amor – o que significa amar um homem, a sua família e o seu país, apesar de todas as suas imperfeições, ou talvez, por causa delas.
RESENHAS EDITORIAIS
“Um lindo romance cheio de paixões proibidas, segredos de família e muita coragem e sacrifício.” – Reese Witherspoon , (escolha do livro Reese’s Book Club x Hello Sunshine).
“Uma história de amor arrebatadora e um conto de coragem e legado familiar e patriótico que atravessa gerações.” – Entertainment Weekly.
“Um romance vívido e transportador. ‘O Próximo Ano em Havana’ é sobre viagens – ao exílio, à história e a questões de lar e identidade. É uma leitura envolvente.” — David Ebershoff , autor de ‘The Danish Girl and The 19th Wife’.
“Uma história evocativa e apaixonada de lealdade familiar e amor proibido que se move perfeitamente entre o passado e o presente da turbulenta história de Cuba… ‘O próximo ano em Havana’ me manteve encantado e saboreando cada palavra.” – Shelley Noble , autora do best-seller do New York Times, Whisper Beach.
“Um olhar inegavelmente pessoal e íntimo sobre Cuba naquela época e agora, envolto na emocionante história de duas mulheres divididas entre o amor e o país.” — Renée Rosen , autora do best-seller ‘Park Avenue Summer’.
FICHA TÉCNICA
Autora: Chanel Cleeton
Editor: PENGUIN PUTNAM INC
Data de Lançamento: Fevereiro de 2018
Idioma: Inglês
Páginas: 336
Classificação temática: Livros em Inglês > Literatura