Existem muitos monumentos na face da Terra, para os quais a Arquelogia ainda não encontrou explicação.
Quando foram feitos? Como foram feitos? Para que foram feitos? Qual a sua finalidade? Qual a data de sua construção? Como sociedades humanas, que não tinham os recursos tecnológicos atuais, conseguiram construí-los? Quais os recursos empregados em sua construção?
Aí estão Stonehenge, os muais da Ilha de Páscoa, as Linhas de Náscar, as grandes pirâmides, as Rochas de Carnac na França, as esferas de pedra da Costa Rica ou Esferas Diquís, Gobekli Tepe, Machu Picchu e tantos outros que estão a desafiar a ciência contemporânea a dar-lhes explicação convincente.
Em face da falta de explicações lógicas, surgiram teorias diversas, sendo uma delas a que associa os monumentos à possível presença de alienígenas na Terra em passado remoto.
Um dos monumentos inexplicados é o Templo Vettuvan Koil.
O Templo Vettuvan Koil, localizado em Kalugumalai, no sul do Estado de Tamil Nadu, Índia, foi construído no Século VIII d. C. e é dedicado ao deus Shiva.
Notável por sua arquitetura e método de construção, foi inteiramente esculpido na rocha sólida a partir do topo da colina, isto é, de cima para baixo, pois a parte inferior encontra-se inacabada (exatamente o contrário do que se faz hoje). O templo foi esculpido em uma única rocha e tem 7,5 m (25 pés) de profundidade.
O teto sobre o santuário possui cerca de 120 belas esculturas: nichos de Parsavadevatas, divindades assistentes de Shiva, dançarinos, vários nichos de Nandi (o touro sagrado de Shiva) e animais como macacos e leões.

Existem dois significados literais em Tamil (idioma falado por cerca de 70 milhões de pessoas no Sul da Índia) para Vettuvan Koil: um deles significa “Céu dos escultores“, e o outro significa “o templo do assassino”.
Segundo a lenda local, havia rivalidade entre pai e filho, ambos escultores, sobre quem construiria o melhor e mais belo templo. Em dado momento da disputa entre eles, o filho alegou que o pai nunca terminaria o santuário, o que enfureceu o pai e o levou a matar o filho. Outra variante da lenda afirma que o pai queria que o filho dedicasse tempo para aprender os truques de escultura. Como o filho abandonou as ordens do pai, este, enraivecido, matou o filho em razão da desobediência.
Outra lenda diz que o templo foi construído por apenas um homem em 48 dias. Como? Por que abandonou o trabalho e não o concluiu?
Será que fizeram um protótipo antes de começarem a construção? Como calcularam a construção e as esculturas? A tecnologia empregada em sua construção perdeu-se no tempo. Também não se sabe por que razões não foram construídos templos similares posteriormente.
Presume-se que perto de 25.000 toneladas de granito foram removidas para a construção do templo. Pra onde foi levada tamanha quantidade de granito? Não há depósitos nas proximidades do templo e nem irregularidades no terreno que indiquem que o granito tenha sido ali depositado.
Não há documentos e nem informações históricas consistentes, referentes à construção de Vettuvan Koil, que deem explicações convincentes sobre o templo.