O nome da marca de produtos “Nestlé” tem sua explicação.
Palavras e expressões populares costumam ter origem bastante curiosa, que precisa ser verificada ao longo da História e/ou do folclore regional.
- NESTLÉ
Em 1866, os irmãos norte-americanos Charles e George Page aplicaram o conhecimento adquirido em seu país para criar na Suiça a Anglo-Swiss Condensed Milk Company, primeira fábrica de leite condensado da Europa. Começaram a fornecer o produto sob a marca Milkmaid, como alternativa segura e de longa duração em relação ao leite fresco.
Em 1867, o farmacêutico alemão Henri Nestlé lançou em Vevey, Suiça, a “Farinha Láctea”, combinação de leite de vaca, farinha de trigo e açúcar. Henri Nestlé desenvolveu a farinha para ser consumida por bebês que não podiam ser amamentados; assim ajudaria a combater as altas taxas de mortalidade infantil. Naquele ano, ele começou a usar o logotipo do ninho com os passarinhos.
Em 1905, a Anglo-Swiss e a Nestlé se fundiram para constituir a Nestlé & Anglo-Swiss Milk Company. Ao longo dos anos a empresa expandiu sua linha de produtos.
Há duas versões sobre a origem do nome Nestlé. A primeira é que o nome decorre do farmacêutico Henri Nestlé, que criou a empresa e deu a ela o seu nome.
Outra versão diz que o nome originou-se da junção da palavra inglesa “Nest” (ninho, em inglês) com a francesa “lait”, leite. Daí, Nestlé. Porém, o farmacêutico Henri Nestlé utilizou o logotipo do ninho na farinha láctea que fabricava, transmitindo a imagem de cuidar dos filhotes. .
Até hoje, o símbolo do ninho da Nestlé se mantém. Alguns produtos da Nestlé mostram a doce imagem de um pássaro alimentando os filhotes em um ninho, a qual transmite segurança e conforto.