A tecnologia se faz presente em todos os setores da atividade humana. Cabe ao gestor saber utilizá-la na coleta de dados a fim de mais bem explorar os recursos de seu negócio e otimizá-lo.
Este artigo, embora aparentemente restrito ao uso da tecnologia na produção de uvas e como a produção vinícola brasileira busca a qualidade de seus produtos e o melhor aproveitamento do solo, pode ser de grande utilidade para quem deseja empreender e para evidenciar, uma vez mais, como o planejamento e o uso da tecnologia são de grande valia para a correta e melhor exploração dos recursos.
Apesar de aparentemente possuir solo uniforme, o Estado do Rio Grande do Sul possui diferentes tipos de solo, que exercem influência no tipo de uva produzida.
A região da Campanha Gaúcha, área próxima às divisas com Uruguai e Argentina, tem características ambientais diferentes de outras regiões do Estado. Tem clima mais seco, inverno mais rigoroso, verão mais quente e menor volume de chuvas do que a Serra Gaúcha.
As características exercem influência no solo, no tipo de uva produzida e, em consequência, no vinho a ser produzido.
As uvas da Serra Gaúcha são mais ácidas e mais propícias para produção de espumantes. As uvas da Campanha são mais apropriadas para a produção do vinho tinto.
O acompanhamento das condições climáticas é feito por meio de sensores colocados nas plantas, que coletam dados sobre o clima, a quantidade de nutrientes nas videiras e no solo.
O uso da tecnologia nas vinícolas tem por objetivos produzir uvas melhores, aumentar a produtividade das plantações e reduzir custos. O uso de dados permite melhor avaliação das condições do solo e das videiras.
O uso da uva na elaboração de produto mais indicado, conforme o tipo produzido na região, melhora a produtividade da bebida e torna o produto final mais saboroso.
A tecnologia também ajuda a montar estratégia de redução do uso de herbicidas e a definir o grupo de plantas a serem cultivadas.
A coleta e a análise de dados não são obtidas de um dia para o outro. O processo é trabalhoso e exige longo prazo para coleta e análise de dados; porém, o resultado é compensador.
A tecnologia leva inovação à agricultura, melhora o seu desempenho, aperfeiçoa processos e permite o desenvolvimento de novos produtos.
A tecnologia se faz presente; basta que o gestor descubra meios de mais bem utilizá-la e contratar profissionais para elaborar programas de acordo com as necessidades da empresa e seus objetivos.
A inovação se faz presente em todos os campos. Cabe ao gestor avaliar a empresa, ver como empregar a tecnologia, analisar custos e benefícios e inovar.