Surge novo tipo de turismo, oferecido por algumas agências.
A agência de viagens Black Tomato, que tem sede em Londres e New York, oferece o programa “Get Lost” (algo como “perca-se”, em tradução livre), que promete a “melhor experiência para ajudar as pessoas a se desconectar, a envolver-se com o momento e a desafiar-se”.
O hóspede inscreve-se no programa sem saber para onde vai, passa por curso intensivo de sobrevivência e é jogado em ambiente selvagem, de onde precisa sair por um caminho, ao longo do qual são escondidos depósitos de água e lenha.
O turista, que é seguido discretamente à distância de um Km ou mais por uma equipe de operações especiais com rastreador GPS, deve chegar ao local combinado, onde será recolhido pela agência.
Por enquanto, o número de turistas que se aventura nessa atividade ainda é pequeno, mas a modalidade se apresenta como tendência no mundo de viagens.
O crescimento das cidades, com o consequente crescimento do asfalto e do concreto e diminuição de áreas verdes, tem feito as pessoas buscar viagens não convencionais, que ofereçam experiências memoráveis, nas quais buscam desafios e superação de limites pessoais, longe da tecnologia e do progresso, ou ofereçam maior interação cultural com a região visitada.
O ser humano vai em busca de limites sem recompensa outra que não a de haver conseguido superá-los. Nenhum animal na Natureza vai contra seus próprios instintos; o ser humano busca a superação.
O novo ramo de turismo é amplo e oferece muitas possibilidades. Algumas agências acrescentam desafios, jogos e até atores para participar da atividade, na qual há criação de histórias e encenação.
A Luxury Treasure Hunts oferece aventuras nas costas a Sardenha, nas quais os hóspedes descobrem pistas, exploram cavernas e decifram letras de pergaminhos em busca de moedas de ouro perdidas. Não deixa de ser uma brincadeira que remete à infância.
A Black Tomato oferece viagens para famílias, que percorrem itinerários imersivos baseados em contos clássicos como “Alice no País das Maravilhas” ou a “Ilha do Tesouro”. O objetivo desse tipo de turismo é oferecer aos clientes a oportunidade de viver a experiência do livro, sentindo-se como personagem dele.
A Black Tomato, em colaboração com a EON, produtora dos filmes de James Bond, pretende oferecer aos hóspedes experiências baseadas nos filmes de 007.
A área de camping também está-se beneficiando da nova tendência. Novos designs de barracas, até com sistemas de aquecimento, têm levado as pessoas a imergir na Natureza selvagem.
As áreas de camping têm apresentado muitas novidades. A Under Canvas, que oferece acampamentos em West Yellowstone, Estados Unidos, oferece barracas-suíte, com camas king-size, áreas de “longe”, banheiros privativos, climatizadores, fogão a lenha e decks de 6,5 m2.
A Echo Camp, da White Desert, oferece células futuristas, construídas na Antártida, com painéis de fibra de vidro e janelas do chão ao teto. As atividades no continente gelado incluem caminhadas, esqui, passeio de “fat bike” (bicicletas com pneus mais gordinhos) e visita a colônia de pinguins. A visita de cinco dias custa a partir de US$65 mil (perto de R$350 mil) por pessoa e inclui voos a partir da cidade do Cabo (África do Sul).
Após a pausa provocada pela COVID, as viagens estão voltando com força, com mudanças nos objetivos e com ofertas mais atraentes. O trabalho em home office permite às pessoas viajar mais e buscar novas aventuras.
O campo do turismo é vasto para investir e empreender.