Observar clientes faz com que a gestora identifique oportunidades. Olhos atentos reconhecem oportunidades quando elas surgem.
Olhos ativos veem a oportunidade ainda que encoberta por dificuldades e obstáculos.
Olhos sagazes percebem a oportunidade em função do que vê e antes mesmo que elas se apresentem claramente.
Olhos desatentos reconhecem oportunidades depois de perdidas.
Observe, pois, seus clientes, suas reações, seus desejos e o objeto de sua satisfação.
As disposições de seu cliente são averiguadas pela observação ou pela conversa com eles.
Você sabe observar?
Walter Lipman (1889 – 1974), em seu livro “A Opinião Pública”, descreve interessante caso sobre a capacidade de observação das pessoas. Diz ele:
“Num congresso de psicologia realizado em Gottingen, Alemanha, fizeram uma experiência reveladora, dirigida a um grupo de pessoas presumivelmente treinadas na observação.
Não longe da sala onde se realizava o congresso, havia uma festa pública com baile mascarado. De repente, a porta da sala foi aberta, e um palhaço precipitou-se perseguido por um homem empunhando um revolver.
Os dois pararam no meio da sala e começaram a brigar. O palhaço caiu. O homem pisou nele e descarregou sua arma. Logo, os dois saíram correndo da sala. Todo o incidente não durou mais que 20 segundos.
O presidente do congresso solicitou aos presentes que escrevessem imediatamente um relatório, pois haveria uma ação judicial. 40 relatórios foram redigidos.
Apenas um relatório tinha menos de 20% de erros em referência aos pontos principais. 14 relatórios tinham entre 20% e 40% de erros. 12 tinham entre 40% e 50% de erros. 13 relatórios tinham mais de 50% de erros em relação ao fato ocorrido.
Muitos relatórios inventaram detalhes.
Toda a cena tinha sido planejada e filmada de antemão, pois era um teste para desafiar o senso de observação dos psicólogos que participavam do congresso”.
Sun Tzu ensinou que:
“Ver a vitória quando ela está ao alcance da vista da ralé não é o máximo de superioridade”.
“Ver o Sol e a Lua não é sinal de olhar acurado”.
“Ouvir o ruído do trovão não é sinal de ouvido apurado”.
Observe. Treine observar.
Veja além e você identificará oportunidades antes que elas se apresentem.