No mundo dos negócios e até mesmo na vida cotidiana, quem tem presença de espírito costuma sair-se bem diante de situação desconfortável e até transforma a dificuldade em comentários inteligentes, por vezes com boa dose de humor.
PATROCÍNIO
Lloyd George (1863 – 1945), primeiro-ministro da Grã-Bretanha de 1916 a 1922, foi procurado pelo explorador Ernest Shackleton (1874 – 1922. Liderou três expedições britânicas à Antártida), que pediu ao primeiro-ministro que o recomendasse a um rico patrocinador para uma de suas expedições. Lloyd George indicou o explorador a um milionário de suas relações e de seu círculo de convivência.
Ernest Shackleton fez a viagem à Antártida e, ao retornar para a Inglaterra, encontrou-se com o primeiro-ministro que lhe perguntou se a recomendação surtira efeito e se ele obtivera recursos para a sua viagem.
Respondeu-lhe o explorador:
– Fui muito bem recebido pelo lorde seu amigo. Ele me ofereceu 10 mil libras para a viagem com a condição de que levasse V. Exa. comigo e prometeu-me um milhão de libras se conseguisse deixar V. Exa. perdido na Antártida.
SOBRE SIR ERNEST SHACKLETON
Sir Ernest Shackleton é citado como exemplo de liderança, de coragem e de dedicação aos homens que comandava.
Durante a expedição Nimrod de 1907–1909, Ernest Shackleton e três companheiros estabeleceram novo recorde de latitude mais distante do sul em 88°S, a apenas 180 quilômetros do Polo Sul, o maior avanço para o polo na história da exploração.
Ao retornar para a Inglaterra, Shackleton foi nomeado cavaleiro pelo Rei Edward VII.
Em 1991, Sir Shackleton voltou sua atenção para a travessia da Antártica de mar a mar, através do polo. O desastre atingiu esta expedição quando seu navio, Endurance, ficou preso no gelo e foi lentamente esmagado antes que os grupos em terra pudessem desembarcar. A tripulação escapou acampando no gelo do mar até que o navio se desintegrou, quando os homens se lançaram ao mar em botes salva-vidas para chegar à Ilha Elefante e, depois, à Geórgia do Sul.
Além da liderança, sua persistência e coragem para enfrentar as agruras do Polo Sul no início do século passado são admiráveis.
Sir Ernest Shackleton morreu de ataque cardíaco em 1922, enquanto seu navio estava atracado na Geórgia do Sul, onde foi enterrado a pedido de sua esposa.
O barco Endurance foi localizado em março de 2022, a 3 mil metros abaixo da superfície.