ORIGEM DA EXPRESSÃO “CUSPIDO E ESCARRADO”
Palavras e expressões populares costumam ter origem bastante curiosa, que precisa ser verificada ao longo da História e/ou do folclore regional.
Quando nasce uma criança, é comum que uma das visitas diga como ela se parece com o pai, ou com a mãe, e diz: “É a cara do pai, cuspido e escarrado”. Tomar como elogio um filho que foi “cuspido e escarrado”? Muito estranho.
Só que a visita quis dizer que o filho é tão bonito, ou parecido com o pai, que parece ter sido “esculpido em Carrara”.
Carrara é a região da Itália que dizem ter o melhor mármore do mundo, popular para uso em escultura e construção de decoração. Assim, o significado da expressão é que o filho, de tão belo, parece ter sido esculpido no melhor mármore do mundo, o mármore de Carrara.
Durante o Império Romano, as pedreiras de mármore branco de Carrara foram utilizadas para extrair o mármore para a construção de edifícios importantes e para o uso em esculturas e artesanato. No Renascimento, os maiores escultores italianos usavam sempre blocos de mármore de Carrara para criar suas estátuas. As mais famosas obras de Michelangelo, por exemplo, foram feitas com este material.
Tome como elogio se lhe disserem que você ou seu filho foram “esculpidos em mármore de Carrara” ou mesmo se disserem que se parecem com você, como “cuspidos e escarrados”.