Qual a diferença entre comandar uma grande força e uma pequena força na guerra? Qual a diferença entre combater com um grande exército e com um pequeno efetivo?
Trazendo essas perguntas para o mundo dos negócios, qual a diferença entre administrar uma grande organização e uma pequena empresa? Qual a diferença entre controlar grande grupo de pessoas e controlar pequeno grupo? Qual a diferença entre administrar uma empresa em crescimento de empreender para estabelecer uma empresa no mercado?
Sun Tzu ensinou que:
“Em princípio, comandar uma grande força é a mesma coisa que comandar alguns homens: é apenas uma questão de dividir seu efetivo. Combater com grande exército sob seu comando, de modo algum, é diferente de combater com um pequeno: é meramente uma questão de estabelecer sinais e senhas.”
Na guerra, principalmente naquela desenvolvida nos tempos de Sun Tzu, havia necessidade de o comandante estabelecer sinais e senhas, para que os comandados pudessem receber suas ordens e orientações. Atualmente, com o avanço da tecnologia, há necessidade absoluta de ligações e comunicações em todos os níveis de comando, a fim de que as ordens sejam transmitidas corretamente e a tempo e a hora.
A rede de comunicações é o sistema de sinais e senhas por meio do qual o general – e o gestor – controla seu efetivo, repassa as suas ordens e recebe informações sobre o andamento do combate. A comunicação é essencial.
O gerente deve ter conhecimento de sua equipe ao designar os chefes de setores, a fim de colocar as pessoas certas no lugar certo, para explorar-lhes o talento e a capacidade e de modo a bem aproveitar o potencial e cada um. Consegue-se o conhecimento da equipe e de seus colaboradores por meio da observação do modo de atuar das equipes. Aí torna-se fácil verificar as capacidades: os que têm iniciativa, os mais inteligentes, os que são apenas bons executores.
À primeira vista, pode parecer estranho dizer que administrar uma grande organização é o mesmo que administrar uma pequena organização. Por que se pode dizer isto? Porque os princípios que envolvem a administração são os mesmos, quer para grandes, quer para pequenas empresas e se fazem presentes em ambas: o foco, o objetivo, a unidade, a necessidade de planejamento, o conhecer-se a si mesmo, o conhecer o mercado e os concorrentes, o controle de gastos e demais princípios analisados nesta coluna. As grandes organizações apenas exigirão maior número e mais complexo sistema de “sinais e senhas”.
Portanto, o gerente que administra empresa de pequeno porte e conhecedor dos princípios da administração pode sentir-se confiante de estar preparado para administrar organização de grande porte. Desde que, claro, atente para os princípios da administração, siga os ensinamentos transmitidos pelo estrategista chinês e estabeleça bom sistema de “sinais e senhas”.