Palavras e expressões populares costumam ter origem bastante curiosa, que precisa ser verificada ao longo da História e/ou do folclore regional.
-
PERDER AS ESTRIBEIRAS
No sentido figurado, a expressão significa perder o controle emocional, descontrolar-se, explodir em palavras e/ou atos.
No sentido literal, perder as estribeiras significa que o cavaleiro perdeu o estribo, no qual apoia o pé quando montado a cavalo. Ao perder o estribo, o cavaleiro fica sem apoio na sela e perde o controle da montaria, podendo vir a cair do cavalo.
Há duas explicações sobre a origem da expressão. Uma delas diz que, na Guerra dos Cem Anos, travada entre a França e a Inglaterra (1337 – 1453), franceses infiltrados cortavam as estribeiras dos ingleses, fazendo com que estes literalmente caíssem do cavalo, o que favorecia os franceses no combate.
Outra versão diz que a origem da expressão está nos jogos europeus de cavalaria dos séculos 15 a 17. O cavaleiro que “perdesse as estribeiras” era eliminado. Nas antigas corridas de argolinhas, torneios em que os cavaleiros a galope precisam atingir com a ponta da lança as argolas penduradas em fios, perder as estribeiras desclassificava automaticamente os cavaleiros do páreo.
De qualquer maneira, “perder as estribeiras” terá o significado de perder o controle: ou da montaria ou o próprio.