A Escola Técnica Centro Rio, do Rio de Janeiro, promoverá curso interessante para mulheres, com duração de quatro dias em fins de semana consecutivos.
O curso se chama “Mulheres à Obra” e tem como objetivo ensinar às mulheres a utilizar ferramentas elétricas e fazer pequenos reparos domésticos do cotidiano. O curso tanto serve para que as mulheres tenham maior independência em casa como para tentar inseri-las no mercado de trabalho com capacitação.
Atividades domésticas de reparos acabaram ficando quase que exclusivamente por conta dos homens. As mulheres se acostumaram com a situação, mas é hora de sair da zona de conforto e avançar num campo quase que somente masculino.
Atualmente, o mercado apresenta ferramentas elétricas (furadeiras, parafusadeira e outras) mais leves e de fácil manuseio que podem ser usadas facilmente por mulheres. Existem kits de ferramentas cor de rosa.
O curso terá aulas teóricas e práticas, de forma a desmistificar o uso de ferramentas e a ajudar a superar o receio de pequenos reparos, elétricos principalmente.
Esta é uma boa iniciativa, que pode ser imitada por associações, entidades femininas e órgãos públicos. Deve ser fácil a obtenção e patrocínio de lojas e/ou fábricas de ferramentas.