SUSTENTABILIDADE
Cada vez mais consumidores e empresas buscam o cuidado e o respeito à Natureza. A marca de xampus e condicionadores Tío Nacho, da Genomma Lab, passou a utilizar embalagens de carbono neutro, ou seja, têm as emissões de poluentes compensadas por meio da aquisição de certificados de carbono e plantio de árvores nativas.
No Brasil, a garantia da neutralidade do carbono é feita por meio da acreditação do selo “Carbon Free”, que atua na certificação de projetos que visam à redução dos gases de efeito estufa.
Marcas renomadas que se preocupam com o futuro do planeta servem de exemplo, a fim de que se possam formar comunidades de pessoas e empresas cada vez mais sustentáveis e, com isso, trabalharem todos por um planeta melhor.
A linha do Tio Nacho terá frasco de material 100% reciclado e reciclável, proporcionando consumo consciente, descarte e uso adequado dos materiais.
VINHOS BRASILEIROS PREMIADOS (I)
Pela quinta vez no ano, o Brasil arremata prêmios em concurso realizado na França. A 22ª edição do concurso “Muscats du Monde”, realizado nos dias 6 e 7 de setembro na cidade de Entre-Vignes, na região da Occitânia, reuniu 168 amostras de 19 países, avaliadas por júri internacional formado por 55 especialistas.
O “Muscats du Monde” reúne, exclusivamente, amostras elaboradas a partir de variedades Moscato. Dois produtos brasileiros foram premiados.
O Almaden Frisante Moscatel Branco, da Miolo Wine Group, recebeu a medalha de ouro, e o Amitié Espumante Moscatel Branco, da Amitié Espumante e Vinhos, ficou com a medalha de prata.
VINHOS BRASILEIROS PREMIADOS (II)
A qualidade da produção nacional de vinhos e espumantes vem sendo reconhecida mundialmente em concursos internacionais. Além dos prêmios obtidos na França, outros prêmios foram obtidos no 30º Mondial des Vins Extremes, realizado nos dias 29 e 30 de setembro no Valle de Aosta, Itália, com a patronagem da Organização Internacional da Vinha e do Vinho (OIV) e da Federação Mundial das Grandes Competições Internacionais de Vinhos e Bebidas Espirituosas (Vinofed).
O concurso reuniu 831 amostras de 301 vinícolas de 24 países, avaliadas por 45 degustadores internacionais. Esta é a mais importante competição mundial de vinhos produzidos em regiões de montanha ou de colheitas heroicas (terrenos com declive superior a 30% ou altitude superior a 500 metros acima do nível do mar), que pretende enaltecer a produção em terras que se caracterizam por dificuldades estruturais.
O Jolimont Reserva Morro Calçado Cabernet Sauvignon 2020 e o Jolimont Reserva Arinarnoa 2020, ambos da Vitivinícola Jolimont, foram agraciados com a medalha de ouro. O Garibaldi Espumante Moscatel 2021, da Cooperativa Vinícola Garibaldi, recebeu a medalha de prata.
EMBALAGENS
No dia 9 de outubro entrou em vigor novo padrão de rotulagem e alimentos e bebidas industrializadas, aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). As empresas terão um ano para trocar as embalagens e configurá-las de acordo como novo padrão.
A mudança tenta corrigir informações que vinham “escondidas” ou camufladas. As informações nutricionais dos produtos serão passadas com maior clareza.
As mudanças foram feitas para atender às demandas dos consumidores, que sentiam dificuldade de localizar, ler e até compreender os modelos atuais.
Possivelmente, o preço dos produtos não será afetado pela mudança, porque as novas obrigações dizem respeito apenas à discriminação dos ingredientes dos itens.
IMPOSTO DE RENDA
Conforme decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), a Receita Federal não mais poderá tributar as pensões alimentícias e deverá devolver aos contribuintes os valores cobrados nos últimos 5 anos.
Quem apresentou declaração de rendas entre 2018 e 2022 poderá receber o valor do imposto pago sobre a pensão alimentícia, devendo, para isto, fazer declaração retificadora, referente ao ano-exercício do recolhimento, que pode ser enviada à receita por meio do Programa Gerador da Declaração, que se encontra no Portal e-CAC ou pelo aplicativo “Meu imposto de renda”.
O contribuinte deverá excluir na declaração retificadora o valor da pensão alimentícia como imposto tributável e informá-lo como “Rendimentos Isentos e Não Tributáveis/Outros.
Para fazer a declaração retificadora, o contribuinte deverá acessar o Portal e-CAC ou o aplicativo “Meu Imposto de Renda” e buscar o Programa Gerador da Declaração.
EMPREGOS
Dados apurados pela Associação Brasileira de Indústria de Alimentos (ABIA), o setor de alimentos e bebidas foi o principal gerador de empregos com carteira assinada na indústria de transformação do país no período de janeiro a agosto de 2022.
Nesse período, foram criadas mais de 44 mil vagas, 30% a mais que as vagas criadas no mesmo período de 2021.
AGRONEGÓCIO
As exportações brasileiras do agronegócio atingiram 13,97 bilhões de dólares em setembro, recorde para o mês.
EVOLUÇÃO TECNOLÓGICA
Projetos desenvolvidos por empresas norte-americanas pretendem melhorar a qualidade e a eficiência dos drones. Um deles consiste na criação de um drone híbrido, que muda a forma das patas para percorrer ambientes terrestres e aquáticos.
Em ambientes aquáticos, o androide poderá monitorar espécies e áreas, dar suporte a mergulhadores. A equipe desenvolveu as “patas” do robô inspirando-se na anatomia de tartarugas.
O outro projeto busca aprimorar os robôs de modo a permitir-lhes desviar-se de obstáculos.
BLACK FRIDAY I
A pedido do Mercado livre, o Ipsos, instituto de pesquisa de mercado e de opinião pública, fez levantamento para identificar os desejos de consumo das pessoas para a próxima Black Friday, a acontecer no final de novembro.
Conforme a pesquisa, as maiores intenções de compra estão no ramo de roupas e moda (48%), seguido pelo de tecnologia (44%) e os de eletrodomésticos e cuidados pessoais, ambos com 30% da preferência dos consumidores.
BLACK FRIDAY II
Segundo o mesmo levantamento, a maior parte dos consumidores (80%) pretende gastar até R$2 mil na Black Friday e, em razão de ser este valor considerado alto, pretende parcelar as compras em até 6 vezes.
O levantamento foi feito com mais de 10,5 mil usuários do Mercado livre em todo o país.
MÓVEIS DE LUXO
O consumo de móveis voltados ao consumidor de alta renda está em alta. O setor estima crescimento de 30% neste ano.
O crescimento do setor vem desde o período de clausura causado pela pelo COVID-19, durante o qual as pessoas, presas em casa, quiseram trocar o visual da casa e os móveis e adaptar a casa ao home office.
As pessoas estão em busca de beleza e de conforto.
FRASES DA SEMANA
INFLAÇÃO
“Não há um jeito indolor de vencer a inflação”.
Jerome Powell, presidente do Federal Reserve (FED), equivalente ao Banco Central brasileiro.
APRENDIZAGEM
“Poucos acertaram antes de errar”.
Sêneca, (4 a. C. – 65), filósofo estoico, advogado, escritor e intelectual do Império Romano.