CELULAR
Algumas pessoas estão voltando a usar celulares de modelo mais antigo, sem internet, como forma de diminuir o estresse, diminuir o tempo de uso do celular e alcançar maior independência em relação ao aparelhinho.
Sem internet, a pessoa passa a ter mais tempo para ela mesma, tempo para pensar e tempo para apreciar o mundo em volta. Atualmente, diante da menor disponibilidade de tempo, de espera em fila de bancos ou de supermercado, a pessoa logo recorre ao celular. Dependência, vício ou necessidade?
Não será de estranhar se as empresas lançarem aparelhos do modelo dos antigos “tijolões” no Brasil. Essa tendência foi verificada em outros países.
COVID-19
A Fundação Oswaldo Cruz informou que o mês de setembro teve a menor incidência de síndrome respiratória aguda grave (SRAG) desde o início da pandemia de COVID-19. Houve aumento dos casos de gripe.
CINEMA
O cinema vive momentos que podem ser considerados como a “tempestade perfeita”, tal o número de dificuldades que vem enfrentando.
Concorrência do streaming. Abandono de salas pelo público em razão do medo de ficar em lugares fechados, mesmo após o fim da pandemia. O preço dos ingressos. O comodismo das pessoas que preferem ficar em casa, no conforto do sofá. A dificuldade de encontrar informações sobre os filmes em cartaz, mesmo porque houve diminuição da produção de filmes durante a crise aguda do COVID-19.
Certamente, o negócio passará por boa reestruturação.
EMPRESAS FECHADAS
Levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) aponta que, desde o começo da pandemia no Brasil, quatro em cada dez empresas foram obrigadas a fechar as portas.
Número bastante alto, decorrente muito mais da política desastrosa do “fique em casa” que propriamente da doença em si. O detalhe é que as empresas que fecharam encontram-se de todos os portes, do pequeno ao grande empreendedor.
2022 tem sido bom ano de recuperação. A inflação vem caindo e as projeções de crescimento do PIB constantemente vêm sendo aumentadas. Há quem fale que 2023 será melhor que 2022.
Quem se organizar e planejar melhor os negócios sairá na frente.
FALÊNCIAS EM 2022
De janeiro a agosto de 2022, foram decretadas 474 falências, segundo dados da Serasa. O número é 9% maior que nos oito primeiros meses de 2021.
As falências são reflexo da pandemia, do “fique em casa” e do fechamento do comércio.
Apesar do número alto de falências, o resultado é bem maior que o pico de falências da década, que ocorreu nos anos de recessão em 2015 e 2016 (governo Dilma Rousseff). Naquele período, ocorreram, em média, 1,1 mil falências por ano.
RECORDE
A Associação brasileira de frigoríficos informou que as exportações de carne bovina alcançaram novo recorde em setembro: 231,45 mil toneladas. O recorde anterior havia sido registrado no mês de agosto deste ano, com 230,2 mil toneladas.
A China foi o país que comprou maior quantidade de carne do Brasil: 137,7 mil toneladas.
PÚBLICO MASCULINO
O grupo O boticário está de olho no público masculino. Os homens tornaram-se mais vaidosos e buscam mais produtos de beleza. Conforme dados da Consultoria Reasearch & Markets, o Brasil responde por algo em torno de 13% do mercado global de cosméticos masculinos.
Há mercados a serem explorados.
CARROS ELÉTRICOS E HÍBRIDOS
Em setembro, foram emplacados 6.388 carros elétricos e híbridos no Brasil, número recorde num mês. Os números foram fornecidos pela Anfavea (Associação Nacional dos fabricantes de Veículos Automotores).
De janeiro a setembro de 2022, os emplacamentos superaram 2m 59% os números de 2021.
A Anfavea estima que, até 2030, cerca de 30% das vendas de veículos no país serão de carros eletrificados. A título de comparação, em 2021 o número de carros eletrificados girava em torno de 2%.
AUMENTO DO CONSUMO
A Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) anunciou nesta quinta-feira (13) o aumento do consumo nos lares brasileiros de 2,67% no acumulado no ano. Houve alta do consumo em todos os dados levantados.
Houve crescimento no consumo de 6,12% na comparação entre o consumo no mês de setembro com o consumo no mês de agosto deste ano.
Comparando o consumo de agosto de 2022 com o consumo de agosto de 202, o aumento foi de 7,23%.
Todos os indicadores são deflacionados pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), medido pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
PREÇO DOS ALIMENTOS
O levantamento da Abras também identificou queda de 8,9% no preço médio dos alimentos no terceiro trimestre do ano em relação ao mesmo período de 2021.
É a segunda deflação seguida medida pelo levantamento.
CIÊNCIA
Estudo publicado na prestigiosa revista Nature Geocience informa a existência de grande volume d’água depositado a cerca de 650 quilômetros de profundidade na Terra, onde se supunha existirem apenas rochas e magma.
Acredita-se que o volume de água depositado no interior da Terra é gigantesco, superior à quantidade somada da água dos cinco oceanos da superfície.
Até então, sabia-se que a Terra tem cinco grandes oceanos: Pacífico, Atlântico, Índico, Glacial Ártico e Glacial Antártico. Os cientistas começaram a estudar o novo oceano recentemente descoberto.
A cada dia surgem novas descobertas que modificam o que se sabia e que abrem a perspectiva de novos estudos.
SUCESSO DA MISSÃO
A agência espacial americana NASA (Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço) confirmou o sucesso da missão para desviar a rota de um asteroide no espaço. Foi a primeira vez que a humanidade conseguiu mudar o movimento de um objeto celestial e o primeiro passo para tornar possível o desvio de asteroides que representem ameaça para o planeta e/ou tenham rota de colisão com a Terra.
A nave da Missão DART colidiu com a lua Dimorphos (160 metros de largura), que orbita o asteroide Didymos (780 metros de largura), a 11 milhões de quilômetros da Terra, à velocidade de 24 mil Km/hora. Tiro ao alvo perfeito.
Dimorphos não oferecia risco de colisão com a Terra e foi escolhido para o teste em razão de estar relativamente perto e por oferecer a possibilidade de monitorar se a mudança de trajetória foi obtida após o choque da nave.
A Nasa, que investiu mais de US$ 330 milhões no programa, afirma que não há nenhuma ameaça conhecida de asteroide que possa se chocar com a Terra no curto prazo.
Resta agora proteger o planeta do bicho homem.
FRASES DA SEMANA
AUMENTO DO CONSUMO
“Na conjuntura econômica, o crescimento das vagas de emprego formal, o aumento no valor dos benefícios sociais, como o Auxílio Brasil, e queda nos preços dos alimentos contribuíram para o crescimento do Consumo nos Lares”.
Marcio Milan, vice-presidente da ABRAS, no site da ABRAS.
PORTA DE SAÍDA
“A China não trabalha com alianças que a atrelem a conflitos. É pontual, age com movimentos graduais e ajustáveis, deixando margem e manobra e também uma porta de saída aberta, caso o cenário não se configure como o pretendido”.
Moisés de Souza, professor de estudos Ásia-Pacífico na Universidade Central de Lancashire, Inglaterra, à revista Isto É, sobre a postura da China nas relações internacionais, deixando sempre alternativas para não permanecer encurralada, postura que convém seja adotada por empresas, empreendedores e gestores.