Sacolas pesadas, muitas horas de viagens de ônibus, noites mal dormidas em viagens. Procura de clientes. Os tempos estão mudando para as sacoleiras. Para melhor, oferecendo-lhes mais facilidades.
Com o advento das redes sociais, as sacoleiras buscam fornecedores pela internet. Veem catálogos e produtos pela internet, escolhem os produtos e os recebem em casa. Nada de viagem; nem de carregar pesadas malas; nem de ônibus…
A Associação Brasileira de Empresas de Vendas Diretas (ABEVD) avalia que o mercado de venda direta tem cerca de quatro milhões de empreendedores. Perto de 20% desses, ou seja, um quinto usa a internet para revender. Outras usam Whatsapp e até as mídias sociais.
A venda de produtos pela internet pode gerar renda com a finalidade de complementar a renda familiar ou para que a empreendedora tenha renda própria.
O uso da internet é simples; bem mais fácil que andar para procurar produtos em diferentes lojas. Basta correr os dedos pela internet e procurar produtos ou acessórios que são a tendência do momento. Depois, entrar em contato com fornecedores. São Paulo e Belo Horizonte são as cidades que oferecem maior número de opções de fornecedores.
A empreendedora pede fotos e/ou catálogos digitais ou físicos. Analisa o catálogo, confere as novidades e escolhe os itens. Tudo pode ser feito on line.
Existe a tendência de as pessoas quererem ganhar tempo e não desejarem ir a lojas ou a shoppings. A busca pela praticidade e pelo ganho de tempo. A internet favorece a comodidade e o ganho de tempo.
Além do tempo, a comodidade da venda on line ajuda no faturamento, porque não há gastos com viagens, pousada, deslocamento e alimentação fora de casa.
Claro que a compra on line não é o simples estalar de dedos; exige tempo, paciência e dedicação para comprar, para escolher, para divulgar, para entrar em contato com fornecedores e com clientes.
A lista de bens que podem ser comprados ou vendidos pela internet é praticamente infindável: cosméticos, acessórios, roupas infantis, roupa íntima, pijamas…
Outro aspecto favorável é que as redes sociais permitem maior alcance. Por meio delas, é possível vender e enviar mercadorias para todo o Brasil.
Há dificuldades envolvidas: tempo para conquistar clientela; para ser bem feita, a divulgação pela internet exigirá o apoio de profissional de marketing ou de programação; de manutenção e melhoramento da programação.
Enfim, há ganhos de um lado mas há exigências de outro para que o empreendimento seja bem sucedido.