O dia 15 de setembro comemora o “Dia do Cliente”. O PORTALIMULHER buscou a origem da palavra “cliente“.
ORIGEM DA PALAVRA “CLIENTE“
A palavra “cliente” tem origem na palavra latina “cliens-entis” da Roma Antiga. “Cliens” era o plebeu que possuía vínculo com o nobre, o cidadão romano rico e poderoso que o protegia e o apoiava. O “cliens” era o protegido e o cidadão romano, o patrão ou padrinho.
O cliente não era escravo; era livre, mas ligado ao padrinho e dependente dele. A maioria dos clientes plebeus era composta de refugiados, estrangeiros ou integrantes da classe baixa.
O padrinho, ou patrono, oferecia proteção ao cliente e atuava como seu benfeitor. Em troca, o cliente prestava fidelidade e respeito ao patrono e lhe oferecia serviços sempre que necessário.
A relação patrono & cliente era conhecida como patrocínio, que tinha a finalidade de criar vínculo entre patronos e plebeus para que vivessem em harmonia.
Com o tempo, a palavra passou a designar a pessoa em nome de quem o advogado age, aquela que confia os interesses a advogado.
Mais tarde, passou a designar a pessoa para quem um serviço é prestado – venda de produto, prestação de serviço ou atendimento a sua demanda.
Atualmente, cliente designa também o efetivo ou potencial comprador ou adquirente de bens e serviços.