CARROS AUTOMÁTICOS
63% dos carros vendidos no Brasil têm câmbio automático. Segurança e conforto têm levado os motoristas a optar pelo câmbio automático.
MODA
Estimativas indicam que o mercado de roupas de luxo crescerá perto de 15% nos próximos anos. Para atender a demanda, lojas de grifes estão preparando peças exclusivas com seda, bordados, rendas e couro para atrair o consumidor de alta renda.
CENSO
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) informou que o Censo/2022 já contou mais de 60 milhões de pessoas no país. 144 mil recenseadores estão em campo.
O IBGE enfrenta dificuldades na contratação de recenseadores para terminar o trabalho de campo até outubro. As dificuldades de contratação ocorrem nos Estados onde o índice de desemprego é menor.
Os recenseadores vêm encontrando dificuldades em face do mau atendimento das pessoas. Falta de educação das pessoas, atendimento pelo interfone dos prédios, grosserias e até impedirem que os recenseadores entrem nos prédios e/ou apartamentos são algumas das dificuldades vividas por eles.
MARCA TELEFUNKEN
A marca alemã Telefunken, que foi símbolo de televisores no Brasil, retorna ao mercado depois de 33 anos de ausência. O retorno se dará com foco em eletroeletrônicos e não em televisores.
A marca iniciou a volta ingressando no comércio eletrônico, no qual ganhou visibilidade e, agora, chegará às lojas físicas de redes de eletrodomésticos.
Na avaliação da empresa, há saturação de produtos em torno de televisão, mas há nichos na categoria de eletrodomésticos, tais como cafeteiras e batedeiras; secadores e aparadores de pelos; e linhas de áudio de fones de ouvido e caixas de som.
ALIMENTAÇÃO PARA PETS
A cidade de Ponta Grossa receberá investimentos para instalação de maquinário e sistemas de automação de nova fábrica destinada à produção de ração úmida para cães e gatos. A previsão de entrega será em 2024.
O mercado de alimentação para animais domésticos acumula investimentos crescentes.
Conforme dados da Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet), as vendas de alimentos para pets encontram-se na casa de 3,7 milhões de toneladas, mas há potencial para atingir 8,3 milhões de toneladas em função da população de cães e gatos no país.
TELEATENDIMENTO DE PETS
A Resolução N. 1465, de julho/2022, do Conselho Federal de Medicina Veterinária, autoriza o teleatendimento de pets em todo o país, com o intuito de acompanhar o quadro clínico dos animais, tirar dúvidas dos tutores ou para primeira análise dos sintomas.
Há, porém, a ressalva de que o pet somente poderá ser atendido via internet por veterinário que o tenha atendido presencialmente.
ÔNIBUS ELÉTRICOS
Menos de 1% dos ônibus que circulam nas cidades brasileiras é composta por ônibus elétricos. Contudo, existe a tendência do crescimento da adoção de ônibus elétricos, sem emissão de gases poluentes.
Apenas duas empresas – a chinesa BYD e a Eletra, ambas situadas no estado de são Paulo – possuem a opção de ônibus movido a bateria. A Mercedes-Benz começa a produzir ônibus elétricos ainda este ano. A empresa Marco Polo, de Caxias do sul, anunciou a produção em série do primeiro ônibus 100% elétrico da marca.
A tecnologia de produtos limpos, menos poluentes, segue em alta em todo o mundo.
CELULARES USADOS
O desejo de ter um celular compatível com a Tecnologia 5G e o elevado preço dos aparelhos novos estão levando à busca por celulares usados.
As operadoras querem fazer os clientes migrar para a nova tecnologia e oferecem benefícios a eles. Com isso, aumenta o número de aparelhos seminovos na praça.
USO DE MÁSCARAS
Um terço da população brasileira abandonou o uso de máscaras de proteção, em razão da redução da gravidade do vírus e do menor número de mortes em decorrência da doença.
O uso de máscaras é exigido em hospitais e postos de saúde. Grande número de pessoas utiliza máscaras no transporte público; muito poucas em supermercados e academias de ginástica.
BARES E RESTAURANTES
O setor de bares e restaurantes vem-se recuperando depois das restrições impostas pelo “fique em casa” e pelo distanciamento social. As pessoas se sentem mais seguras para frequentarem bares e restaurantes.
O segundo semestre tende a aumentar o faturamento, em razão da Copa do Mundo, evento durante o qual as pessoas saem para comemorar, e as confraternizações de fim de ano, que estiveram suspensas por dois anos.
INSTALAÇÃO DA TECNOLOGIA 5G
Criou-se a expectativa de que a instalação da nova Tecnologia 5G traria benefícios imediatos, como num passe de mágica. É preciso paciência porque as redes ainda estão sendo instaladas.
O sinal estável poderá demorar até um ano para atingir o pleno funcionamento.
FRASES DA SEMANA
LUXO
“A clientela brasileira está mais madura e passou a ter consciência de que o verdadeiro luxo não é a bolsa incrustada de diamantes, mas as particularidades que cada peça carrega”.
Ana Isabel de Carvalho, executiva de moda do Grupo inComm, ao jornal Valor Econômico, explicando que a nova tendência de luxo não é o produto que pode ser escalado em milhares de unidades, mas o item que tem trabalho manual próprio da peça.
LUXO II
“Muitos estilistas ainda têm vergonha de falar do Brasil. Não os culpo, porque foi uma construção cultural achar que o ‘de fora’ é melhor. Precisamos defender melhor a nossa Bandeira. Ainda escondemos muito a nossa Bandeira”.
Patrícia Bonaldi, membro do Conselho de Designers da América, ao jornal Valor Econômico, sobre a nova tendência de usar renda de artesãs baianas nas roupas e calçados.
PRODUTOS ESTRANGEIROS
“O consumidor de luxo brasileiro preferia comprar um chaveiro de uma marca internacional por R$5 mil a comprar uma jaqueta brasileira pelo mesmo preço. Essa euforia com a entrada das grifes de luxo no país passou. Ele já reconhece o que as grifes brasileiras têm a oferecer”.
Isabel del Priore, CEO da marca de moda Animale, ao jornal Valor E conômico, ao destacar que intenção das grifes brasileiras não é fazer uma versão tipo “b” [piorada] de produtos de fora, mas alcançar o luxo com os produtos nacionais.
LÍDER
“A verdadeira liderança vem de ser quem você é, e não quem finge ser”.
Robert Iger, norte-americano, sucessivamente presidente, diretor-executivo da Disney e depois presidente do Conselho de Administração da Disney por mais de 20 anos, sobre a importância da sinceridade , da honestidade e da autenticidade do líder.