Aconteceu na semana.
TECNOLOGIA 5G
A tecnologia 5G chegou ao Brasil, lançada inicialmente em Brasília. Belo Horizonte, São Paulo e Porto Alegre serão as próximas capitais a receberem a tecnologia.
O lançamento não ocorreu conforme planejado, tendo ocorrido imprevistos; houve buracos onde a tecnologia não pegava, fato explicado porque sua implantação exige altos investimentos porque toda a rede física deve ser modernizada e exige maior número de antenas. A previsão é de que, até 2029, todos os municípios brasileiros contem com a nova tecnologia.
CELULARES
O mercado de smartphones vem em baixa, mas deve ganhar novo impulso com a implantação da tecnologia 5G. As vendas de celulares com a nova tecnologia devem dobrar ainda neste semestre.
Segundo dados da IBC Brasil, a venda de celulares em 2021 caiu 6,1% em relação a 2020; foram vendidos 45,8 milhões de aparelhos.
Havia a previsão de recuperação das vendas em 2022, mas a falta de produção em decorrência da falta de componentes e a inflação colocaram em risco o aumento das vendas em 2022. Até o final do ano deverá haver maior número de celulares com a tecnologia 5G no mercado.
SETOR DE LIVRARIAS
O setor de livrarias, jornais, revistas e papelarias registrou crescimento de 21,3% em 2022, de acordo com levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e estatística (IBGE). O aumento é superior à média dos demais setores, que registraram crescimento em torno de 1%. Somente no mês de maio, o crescimento do setor foi de 5,5%.
Um dos motivos apontados para tal crescimento foi a volta de feiras e atividades presenciais, que servem para aumentar a venda de livros. As vendas on line são importantes para o setor, mas atividades presenciais fazem a diferença.
CRESCIMENTO DO VAREJO EM MAIO
No mês de maio, o comércio varejista teve pequeno aumento de vendas de apenas 0,1%, em comparação com abril de 2022, segundo dados do IBGE. O levantamento considera oito atividades do comércio varejista, das quais 6 tiveram aumento das vendas.
- Livros, jornais, revistas e papelaria (aumento de 5,5%);
- Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria – 3,6%;
- Tecidos, vestuário e calçados – 3,5%;
- Combustíveis e lubrificantes – 2,1%;
- Equipamentos e material de escritório, informática e comunicação – 2,0%; e
- Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo – 1,0%.
A diminuição de vendas ocorreu nos setores de artigos de uso pessoal e doméstico (menos ,2%) e de móveis e eletrodomésticos (menos 3,0%).
LOSARTANA
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) revogou as medidas de recolhimento, interdição e proibição de medicamentos que contêm o princípio ativo da losartana, anti-hipertensivo usado para casos de insuficiência cardíaca.
Ao justificar a revogação, a ANVISA declarou que as medidas de proibição da losartana foram tomadas de forma preventiva e por questões de segurança e que novos dados demonstraram que o uso do medicamento é seguro.
CASA FAMILIAR RURAL
A Casa Familiar Rural de Presidente Tancredo Neves, na Bahia, promove cursos técnicos gratuitos em agropecuária dirigidos a jovens que integram comunidades rurais de seis municípios baianos. Os cursos, com duração de três anos, têm por objetivos modernizar a atividade rural de subsistência, conter o êxodo da população rural e orientar sobre cuidados com o meio ambiente.
O curso integra processo formativo técnico ao ensino médio por meio de pedagogia de alternâncias, com vivência em salas de aula e no campo. O aluno passa uma semana na escola e duas semanas na sua terra, onde recebe a visita de engenheiro agrônomo, que atua como monitor-educador.
Horticultura, fruticultura, piscicultura, estudo de solo e gestão de propriedade, dentre outros assuntos, compõem a grade curricular.
As Casas Familiares Rurais tiveram origem na França, na década de 1930, por iniciativa de um grupo de famílias camponesas interessadas na formação profissional aliada à educação humana para seus filhos. Hoje, essa forma diferenciada de ensino está disseminada. Além da Bahia, casas familiares rurais estão implantadas nos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, com envolvimento das comunidades.
SEGURANÇA NO PAGAMENTO
Pesquisa conduzida pela Mastercard, a respeito da escolha da forma de pagamentos digitais preferidos pelos consumidores, mostra que segurança é o fator prioritário na escolha do sistema.
Segundo Estanislau Bassols, presidente da Mastercard Brasil, aceitação, confiança e aceitação são os três fatores considerados para a utilização do meio de pagamento. O fator “segurança” é o mais levado em conta por pessoas acima de 58 anos.
Os brasileiros acreditam que a biometria oferece equilíbrio entre segurança e conveniência. O estudo demonstra que a confiança nas instituições é fundamental para que a forma de pagamento se torne aceita e usada pelos consumidores.
GUERRA NA UCRÂNIA
Em razão de ser acontecimento mundial que tem afetado a vida de praticamente todo o mundo, não convém que a guerra na Ucrânia fique de fora deste resumo. A guerra entrou no quinto mês e não dá sinais de se aproximar do desfecho.
A Ucrânia tem aumentado os apelos por armas e dinheiro. Contudo, há o temor de que não tenha se preparado para guerra prolongada, que pode ficar sem soldados e sem munição e que entraria em colapso econômico.
A Rússia também está sujeita a esses mesmos fatores, à possibilidade de a guerra cansar a população e drenar sua economia.
Por outro lado, a guerra prolongada testará a determinação dos países ocidentais de apoiar a Ucrânia, em razão da alta dos preços de alimentos e de energia, ainda mais com a sua dependência do gás russo para movimentar as indústrias europeias e aquecer os lares no inverno.
Enfim, a guerra prolongada submeterá todos a testes difíceis.
INFLAÇÃO NO MUNDO
Fala-se muito da inflação no Brasil, mas não se analisa a inflação como fenômeno global, ainda sob os efeitos do final da pandemia e, mais recentemente, da guerra na Ucrânia, que fez aumentar o preço de alimentos e de combustíveis em todo o mundo.
A inflação nos Estados Unidos, nos últimos 12 meses, atingiu 9,1%, a maior taxa desde novembro de 1981.
Na Europa, 1 euro caiu abaixo do valor de 1 dólar pela primeira vez em quase duas décadas.
TELESCÓPIO ESPACIAL JAMES WEBB
O dia 12 de julho marcou o início das operações do Telescópio Espacial James Webb. O mundo praticamente parou para ver as primeiras observações científicas feitas pelo telescópio.
Além de observar galáxias nunca vistas pelos cientistas, o telescópio identificará elementos químicos nas atmosferas de outras planetas, o que permitirá saber se são habitáveis.
O Telescópio Hubble foi programado para captar imagens visíveis pelos seres humanos. O Telescópio James Webb verá a distâncias maiores, porque está programado para “enxergar” a luz infravermelha, que os olhos humanos não conseguem captar.
As fotos serão objeto de estudos pormenorizados de astrônomos e cientistas e, em futuro próximo, haverá muitas novidades no campo da Astronomia. O Telescópio James Webb, que custou 10 bilhões de dólares, terá combustível para permanecer ativo por 20 anos e trará novos conhecimentos que justificarão o investimento.
FRASES DA SEMANA
LIVRARIAS
“As livrarias são ponto de encontro, que oferecem formas de contato com os livros que o leitor não encontra na internet”.
Paulo Fernandes, livreiro, em entrevista ao jornal Hoje em Dia, Ed. 14 Jul, ao destacar a importância de eventos presenciais para o setor de livros.
GALÁXIAS
“Cem anos atrás, achávamos que existia uma única galáxia. Agora, sabemos o número de galáxias é ilimitado. São bilhões de galáxias, com bilhões de estrelas e de sóis”.
Bill Nelson, administrador da NASA, ao comentar as primeiras fotos feitas pelo Telescópio Espacial James Webb.
QUALIDADE X PREÇO
“Nossa estrutura não permite um produto barato. Permite um produto de alta qualidade a preço justo”.
Max de Simone, CEO da empresa Ferrero, à revista Isto É Dinheiro, Ed. 1282, de 20Jul, ao defender a qualidade de seus produtos e explicar por que não pretende mudar a receita e nem reduzir o tamanho do chocolate Rocher.