Analisaremos, hoje, os dois últimos fatores fundamentais para o sucesso na guerra e no mercado.
Por meio dessa análise, o gestor adquirirá o conhecimento teórico dos fatores fundamentais para o sucesso, ditados pelo filósofo e estrategista chinês e, caso os conheça e os pratique, reforçará seus conhecimentos com novas ideias e novas convicções.
QUARTO FATOR FUNDAMENTAL PARA A VITÓRIA
“Será vencedor quem, autopreparado, espera para surpreender o inimigo despreparado.”
APLICAÇÃO DA SURPRESA NA GUERRA
A surpresa é um dos princípios de guerra. Surpreender é buscar o inesperado, por meio de ação imprevista. O inimigo surpreendido precisa de tempo para entender o que está acontecendo, para pensar, decidir e se organizar para fazer face à nova situação. Assim, apanhar o inimigo despreparado significa ganhar tempo para agir enquanto ele se organiza para reagir eficazmente ao fato imprevisto. O tempo ganho poderá gerar o desequilíbrio de forças.
A surpresa consiste em golpear o inimigo onde, quando e da forma que ele não espera e para a qual não esteja preparado. A surpresa depende da audácia da ação, do sigilo como a empreender para não denunciá-la prematuramente (denunciada, a ação perde o fator surpresa) e até da dissimulação da sua intenção.
A surpresa é obtida por algum espaço de tempo, pois logo o inimigo estará pronto para reagir, mas há que saber obter vantagem do tempo que a surpresa oferece.
O que fazer para não ser surpreendido pelo inimigo? A resposta encontra-se na palavra “autopreparado”. O comandante dedicado, estudioso, que analisa a situação verificando todas as hipóteses possíveis e não despreza nenhuma possibilidade por considerá-la impossível, estará apto a fazer frente a qualquer ação inimiga sem ser surpreendido.
APLICAÇÃO DA SURPRESA NO MERCADO
O gestor autopreparado saberá antecipar-se aos problemas e transformá-los em oportunidades porque terá domínio da situação. Terá feito seu planejamento estudando meticulosamente os cinco aspectos do planejamento: a Lei Moral; o Céu; a Terra; o Chefe; e o Método e a Disciplina (abordados em artigo anterior).
Ao fazer o planejamento detalhado, o gerente saberá quais são as suas habilidades e as de seus concorrentes. Saberá as suas dificuldades e as dos concorrentes. Saberá ainda as suas potencialidades e as dos concorrentes. Só que não poderá desprezar nenhuma habilidade, nenhuma potencialidade e nenhuma possibilidade do concorrente por considerá-la impossível.
Uma ação pode ser improvável, mas não será impossível.
QUINTO FATOR FUNDAMENTAL PARA A VITÓRIA
Será vencedor quem tiver capacidade militar e não sofrer interferência do soberano.
APLICAÇÃO DO FATOR NA GUERRA
O exército não é comandado da mesma forma como se administra um reino; no exército há condições especiais de rigor, de hierarquia e disciplina e da noção de exato cumprimento de ordens. Por esta razão, a disciplina frouxa de um grupo militar é fator certo para sua derrota. O general não pode permitir que o soberano ou a política interfiram na direção do exército. Não pode haver divisões no exército; todos devem estar unidos e coesos em torno do chefe e na busca do objetivo.
APLICAÇÃO DO FATOR NA EMPRESA
A vitória da organização ocorrerá quando há gestor capaz que bem a administre e a deixe imune a ações extras que possam prejudicar sua unidade ou o atingimento da meta proposta. Este fator também ressalta a importância da unidade e do foco e destaca a importância da ação do gestor para manter as ações essenciais para o êxito da empresa.
Recordemos, então, os cinco fatores fundamentais para o sucesso da empresa:
- Saber o que é preciso e o que não é preciso fazer.
- Administrar bem tanto os grupos grandes como os pequenos.
- Incutir em todos os colaboradores de todos os postos o mesmo espírito (unidade e foco).
- Esperar para surpreender o concorrente e cuidar para que não seja surpreendido.
- Não permitir interferências externas que prejudiquem a unidade da equipe.
Conhecedor da teoria da vitória e dos fatores que conduzem a ela, cabe-lhe, senhora gestora, exercitá-la com atenção, confiança e competência para que sua organização alcance o êxito desejado.