Palavras e expressões populares costumam ter origem bastante curiosa, que precisa ser verificada ao longo da História e/ou do folclore regional. Por vezes, a origem da palavra ou expressão surpreende.
BANGUELO
Banguelo ou banguela – assim se diz da pessoa que tem falhas de dentes na frente, pessoa desdentada. Mas, de onde vem a palavra? Vem do tempo da escravidão.
No Sul da África, havia uma região de nome “Banguela” e seus habitantes eram os banguelos. Os guerreiros banguelos extraiam os dois dentes centrais incisivos superiores; consideravam essa falta de dentes sinal de nobreza ou de bravos guerreiros.
Os traficantes de escravos preferiam aprisionar os guerreiros mais fortes e saudáveis porque eles renderiam maior lucro nos leilões e na revenda de escravos, atividade em que os escravos eram tratados como mera mercadoria.
Inicialmente, expressão “banguelo” denominava os guerreiros vindos da região de Banguela e que não tinham os dentes incisivos centrais. Com o tempo, passou a designar o sujeito que não tem a arcada dentária completa.
A expressão “banguela” também significa “deixar o veículo em ponto morto, sem marcha engatada”, certamente porque os dentes do câmbio não estão engatados aos do motor.