OS MAIS EXPOSTOS A GOLPES
A LexisNexis Risk Solutions, empresa global de análise e dados que fornece serviços de dados e tecnologia, análises, informações preditivas e prevenção de fraudes para ampla gama de setores, concluiu que as fraudes em transações digitais envolvendo pessoas entre 18 e 14 anos e entre idosos com mais de 75 anos foram as que mais cresceram em 2021.
Os dados incluem operações bancárias, redes de varejo, e-commerce, entre outras.
A explicação é simples. Os mais jovens expõem os dados nas redes sociais e não têm grande preocupação com a segurança, o que facilita a coleta dos dados deles pelos fraudadores.
Por sua vez, os mais velhos têm maior dificuldade de operar os sistemas digitais e, muitas vezes, seus parentes utilizam seu celular para pegar empréstimos, fazer transferências ou comprar itens sem o seu consentimento.
FROTA DE VEÍCULOS MAIS VELHA
O lockout e o fechamento de empresas durante a pandemia dificultaram o acesso ao carro zero, seja pelo aumento de preços, seja pela escassez de componentes para produção de veículos novos. Com isso, a frota de veículos envelheceu, segundo dados do Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores (SINDIPEÇAS).
Há dez anos, os veículos seminovos – com até 5 anos de uso – representavam 43,1% da frota. Em 2022, a proporção caiu para 23,5%.
Os mais velhos, com mais de 16 anos de uso, tiveram pequeno aumento: de 18,8% da frota para 19,4%. A frota dos intermediários – entre 5 e 16 anos de uso – aumentou de 38,1% para 57,1%.
O problema adicional é que os veículos antigos poluem mais que os novos.
SUCESSÃO FAMILIAR
Em razão do envelhecimento natural das pessoas, os negócios da agropecuária e os empreendimentos rurais de grande porte vão sendo gradativamente assumidos pela família do sócio principal. As decisões deixam de depender apenas dele.
As gerações mais novas estão adotando um conselho de família para a tomada de decisões na governança do agronegócio e até têm programa de treinamento da novíssima geração, preocupação que não havia tempos atrás.
TREINAMENTO
O mercado de trabalho passa por grandes transformações provocadas pelo uso da tecnologia e de mudanças que ocorrem a todo momento. Essas transformações aumentam a necessidade de treinamento e capacitação de pessoal.
O Mapa do Trabalho Industrial 2022-2025, feito pelo Observatório Nacional da Indústria, estima que o Brasil precisará qualificar 9,6 milhões de trabalhadores da indústria até 2025, dos quais 79% precisarão de formação continuada.
O curso superior deixou de ser o último estudo na vida, porque a realidade vai mudando e as inovações vão acontecendo.
PROPAGANDA ENGANOSA
Três casos de propaganda enganosa envolveram grandes empresas neste ano: a McPicanha, do McDonald’s; o Whopper Costela do Burger King; e o suco Del Valle Fresh da Coca-Cola.
O sanduíche McPicanha não incluía a picanha em sua composição. O Whopper Costela também não tinha costela suína; apenas o molho. A bebida Del Valle Fresh, da Coca-Cola, tinha no rótulo “suco concentrado” mas, segundo instrução normativa do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, para ser considerado !suco concentrado, a bebida deve conter 50% de sólidos solúveis e o suco Del Valle continha apenas 1%.
Os consumidores devem informar-se sobre os produtos que consomem, verificar o rótulo dos produtos e avaliar as informações divulgadas.
MOTOCICLETAS
Até abril de 2022, o número de motos emplacadas aumentou 27,40% em relação a igual período de 2021. Os serviços de delivery, o e-commerce e o aumento do preço dos combustíveis têm levado os consumidores a dar preferência às motos.
Uma informação importante é que o uso de pneus reformados em motos é proibido, de acordo com a Resolução 913, do Contran. Segundo os fabricantes, os pneus de motos não foram desenvolvidos para suportar reformas.
Os pneus reformados geram instabilidade nas motos e diminuem a sua dirigibilidade. Os veículos de quatro rodas têm, no mínimo, dois pneus por eixo para garantir o controle do veículo. As motos contam com apenas um ponto de contato por eixo.
O uso de pneus reformados em motos é considerado infração grave, com pena de multa de R$195,23 e perda de 5 pontos na carteira de habilitação.
CONSÓRCIO DE CAMINHÕES
A Associação Brasileira das Administradoras de Consórcios (ABAC) informou que a venda de consórcios de caminhões cresceu 91,2% no primeiro trimestre de 2022 em comparação com igual período do ano passado.
Segundo Paulo Roberto Rossi, presidente da Associação, o elevado crescimento da venda de consórcios de caminhões demonstra que o caminhoneiro está apostando na retomada da economia.
O consórcio ganha espaço diante da inflação elevada e do aumento da taxa de juros.
VINHO NATURAL
Surge novo mercado: o de vinhos naturais, com mínima intervenção e sem adição de produtos conservantes ou clarificantes que a indústria geralmente usa. Esse mercado acompanha a tendência de alimentos orgânicos e apoia pequenos produtores que produzem vinho artesanalmente.
Essa tendência existe há algum tempo, mas vem se firmando. As grandes vinícolas produzem de 100 mil a 300 mil garrafas de vinho por ano. A produção das microvinícolas não passa de 15 ou 20 mil garrafas por ano e pretendem manter a produção baixa a fim de manter o trabalho artesanal.
VENDA DE LIVROS
Em 2021, a venda de livros teve aumento de 15,4% em relação ao ano anterior. Foram vendidos 409 milhões de livros, bom crescimento em relação aos 354 milhões de livros vendidos em 2020.
Os números foram divulgados pela Câmara Brasileira do Livro (CBL).
ESCOLAS FECHADAS
Relatório divulgado pelo Fundo Monetário Internacional (FMI) sobre os efeitos da crise sanitária e das medidas tomadas para conter o avanço da COVID aponta que os estudantes brasileiros terão perda de rendimento ao longo da vida como consequência do fechamento de escolas e dos prejuízos causados ao ensino.
Segundo o relatório, os ganhos médios dos brasileiros serão 9,1% menores ao longo da vida por causa do fechamento das escolas. Dentre os países analisados, o Brasil perde apenas para a Indonésia (9,7%) e o México (9,9%).
Os países desenvolvidos tiveram perda calculada em torno de 1%.
As estimativas foram feitas com base no comprometimento de habilidades e perda de conhecimentos que são adquiridos em idade precoce.
MELHORA NO VAREJO
O comércio apresentou mudanças positivas nos meses de abril e maio em relação ao primeiro trimestre do ano, o que aumenta as expectativas de melhora no consumo no segundo semestre do ano.
Houve o efeito negativo da inflação, mas houve outros positivos. A liberação parcial de recursos do FGTS, a estabilização do índice de emprego e a antecipação de pagamento do 13º salário de aposentados e pensionistas tiveram impacto favorável para o comércio.
Há sinais de que os consumidores estão voltando.
LOCKDOWN NA CHINA
A política de zerar casos de COVID na China, por meio de rigorosos lockdowns, tem paralisado linhas de produção e prejudicado a importação de insumos usados por setores da indústria nacional.
O prazo para desembarque de produtos chineses no Brasil aumentou de 45 dias para 120 dias. O aumento do tempo implica aumento dos custos das operações portuárias, o qual tem reflexo no preço final dos produtos.
ERA DO PETRÓLEO
O petróleo estava em baixa no mundo, considerado poluidor e demonizado em razão dos danos causados ao meio ambiente. Países e empresas buscavam alternativas energéticas em fontes de energia renováveis e não poluentes. Havia redução de investimentos em exploração e produção de petróleo.
Aí, veio a guerra na Ucrânia, e começou a haver escassez de petróleo no mundo. Seu preço subiu. O petróleo voltou ao centro das atenções no mundo. Voltaram os leilões para exploração de petróleo e gás em várias partes do mundo. Há interesse na renovação de contratos para exploração de petróleo, cujo preço elevado passou a justificar sua exploração.
A humanidade ainda precisará do petróleo por um bom tempo. O ouro negro não está com os dias contados.
Interessante a sensibilidade do mercado e como pequenas alterações da situação com produtos essenciais causam grandes reviravoltas no mercado global.
INFLAÇÃO NO MUNDO
A inflação no Reino Unido subiu para 9% em abril, maior taxa desde 1982. A alta representa um salto diante da taxa de 7% registrada em março.
O Reino Unido tem a maior taxa de inflação entre as grandes economias da Europa. Há expectativas de que a Guerra na Ucrânia resulte em novos aumentos.
A inflação é fenômeno mundial.
RECONHECIMENTO FACIAL
Os Bancos preparam nova medida para aumentar a segurança dos clientes, que será a identificação da biometria facial a cada transação feita por aplicativos bancários. Será uma forma de tentar fazer diminuir o número de roubos de aparelhos celulares para realização de transações financeiras.
Espera-se que a validação da transação de maior risco – PIX de alto valor ou TED – com a identificação da biometria facial possa desestimular o crime.
O novo recurso deverá chegar aos aplicativos até o segundo semestre deste ano.
FRASES DA SEMANA
INFLAÇÃO NO MUNDO
“O retorno da inflação tem sido um fenômeno global. Em três de cada quatro economias avançadas, a inflação ultrapassa 5%. Em mais da metade dos mercados emergentes, está acima de 7%”.
Luiz Awazu Pereira da Silva, diretor-geral do Banco de Compensações Internacionais (BIS, espécie de banco central dos bancos centrais), em entrevista ao jornal O Estado de São Paulo, Ed. 17 Mai.
PETRÓLEO
“A transição energética (do petróleo para fontes de energia renováveis) estava sendo tratada de maneira muito idealista. Parecia que seria feita de maneira rápida e reduziria logo a demanda por petróleo e gás. Está havendo o refluxo do interesse por petróleo e gás”.
Oddone, ex-diretor da Agência Nacional do petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis, presidente da Enauta, ao jornal O Estado de São Paulo, Ed. 19 Mai, sobre a volta do interesse pelo petróleo diante da ameaça de escassez do produto e do aumento de seu preço no mercado internacional e alertando que a transição energética deverá ser mais lenta.