DIA DAS MÃES
Mesmo diante das dificuldades do momento – inflação alta, endividamento de muitas famílias, produção ainda não estabilizada em virtude da COVID – o comércio dá sinais de otimismo em relação às vendas para o dia das mães.
O Dia das Mães é a segunda data mais importante para o comércio e perde apenas para o Natal.
Com a regressão da pandemia e das medidas sanitárias restritivas, a família poderá sair para almoçar, o consumidor poderá voltar às ruas e acionar a cadeia produtiva.
DIA DAS MÃES II
Ainda não há pesquisas sobre a preferência de presentes a serem oferecidos às mães. Certamente, roupas ocuparão lugar de destaque, principalmente porque as pessoas estão saindo mais de casa depois do lockdown.
Calçados, artigos de cosméticos e perfumaria (principalmente batom, que deixou de ser usado em razão das máscaras) e eletrodomésticos (de uso pessoal e não os de uso doméstico) também encabeçam a lista.
CONSTRUÇÃO CIVIL
A falta de insumos tem sido a maior preocupação do setor de construção civil. Outras dificuldades que afetam o setor são a elevação dos juros, a alta carga tributária e a falta ou o alto custo de trabalhador qualificado.
RESTAURANTES
O COVID-19 trouxe muitas modificações para todos os setores em todo o mundo. Por exemplo, o delivery, que antes representava em torno de 5% do faturamento dos restaurantes, passou a representar entre 20 e 30% do faturamento.
Também houve crescimento do número de restaurantes que passaram a adotar o delivery para não perder clientes e nem vendas.
Outra mudança é que restaurantes criaram marcas diferentes especializadas em delivery, ou que passaram a oferecer produtos mais baratos que aqueles oferecidos em seu cardápio tradicional, ou que ainda que passaram a oferecer marmitas, tudo voltado apenas para o delivery.
São as adaptações necessárias para ajustar-se às mudanças do mercado e do gosto dos consumidores.
CARRO ELÉTRICO
Um grupo de empresas criou uma aliança para estimular o mercado de carros de zero emissão no Brasil. Um dos objetivos da aliança é aumentar a participação de carros elétricos de 2% para 10% do mercado de automóveis.
O time considera que o carro elétrico é o futuro e que o processo de transformação há que começar agora.
Uma das dificuldades a ser enfrentada é a instalação de pontos de recarga, cujo custo oscila entre 20 e 200 mil reais. Sem os pontos de recarga não há como falar em carro elétrico.
MUNDO DIGITAL
O parlamento europeu está a debater um texto a ser imposto às grandes plataformas digitais sobre o monitoramento mais estreito do que seria conteúdo ilícito a circular pelas redes.
Existe também a preocupação de impedir que grandes obtenham controle expressivo do mercado, de forma a prejudicar a concorrência e as empresas com menor poder de fogo.
A grande dificuldade é estabelecer o limite entre liberdade de expressão e o combate às fake news e o que é livre concorrência e o que é prejudicar a livre concorrência.
A regra a nortear as ações é: “o que é ilegal off line deve continuar a ser ilegal on line”.
PÚBLICO GEEK
Público Geek é aquele que aprecia produtos da cultura pop, tais como filmes, jogos e séries. Existem pesquisas sobre este novo tipo de público.
Por exemplo, levantamento feito em 2021 apurou que o estilo musical favorito dos geeks é o rock, o spotify é o aplicativo preferido e Loki é o personagem favorito das séries. Outros dados informam que a maioria das pessoas que respondeu a pesquisa é solteira, sem filhos, com até dois salários-mínimos e com ensino médio completo e que 58% pertencem às classes B e C.
Esse público não pode ser esquecido e nem ignorado pelos comerciantes. A Riachuelo saiu na frente e lançou a “Fanlab”, loja voltada ao segmento “geek”, a qual contará com operação independente tanto no mundo digital como no presencial.
O segmento “geek” está em alta. Segundo a Grand View Research, analista de mercado em San Francisco, Califórnia, o setor “geek” deverá movimentar 48 bilhões de dólares em todo o mundo até 2028.
QUE FAZER EM CASO DE FRAUDE NA CONTA BANCÁRIA
Comprovada a ação criminosa, o Banco tem o dever de assumir a responsabilidade de reparar o dano. A pessoa entrega ao Banco a responsabilidade de administrar seus bens e, se houve fraude, houve falha do Banco em prestar o serviço.
O correntista, vítima de fraude, deverá fazer a comunicação ao Banco sobre a ocorrência da fraude e também registrar Boletim de Ocorrência detalhando os fatos.
O melhor é evitar fraudes e se prevenir, sabendo que Bancos não enviam mensagens por SMS ou Whatsapp pedindo confirmação de dados ou senhas bancárias.
FRANCHISING BRASILEIRO
206 marcas de 31 países operam no franchising brasileiro.
Os Estados Unidos têm o maior número de empresas no Brasil, 83, seguidos de Portugal e Espanha, empatados com 19 cada um.
As marcas enfrentam o desafio de adaptar produtos e estratégias de marketing ao mercado brasileiro. O mercado brasileiro é diferente do de lá de fora.
CAIXAS DE SOM NA PRAIA
A prefeitura da cidade do Rio de Janeiro emitiu decreto que proíbe o uso de caixas de som ou aparelhos de amplificação das praias cariocas. Os aparelhos poderão ser apreendidos pela Guarda Municipal.
O problema das caixas de som na praia aumentou com a proliferação de caixinhas, de pequeno tamanho, que utilizam a tecnologia Bluetooth e permitem conectar com o celular e reproduzir músicas do gosto do proprietário do equipamento.
Ninguém é obrigado a ir à praia e ficar ouvindo músicas do gosto de outrem. A questão é de cidadania e de respeito ao outro. O espaço público não é lugar onde todos podem fazer o que querem; há regras de convivência social e a maior delas é que o direito de um termina onde começa o do outro.
DIFICULDADES MUNDO AFORA
A inflação e a retração econômica são fenômenos mundiais. Segundo o Departamento de Comércio norte-americano, o PIB (Produto Interno Bruto) dos Estados Unidos caiu 0,4% no primeiro trimestre de 2022, levando a taxa anual á queda de 1,4%.
Nos Estados Unidos também o índice de inflação anual está elevado: 8,5%.
Reflexos da pandemia e da guerra na Ucrânia.
PROPAGANDA ENGANOSA
O McDonald’s lançou o hambúrguer “Nono McPicanha”, mas teve de retirá-lo do cardápio, porque o PROCON e o Ministério da Justiça notificaram a empresa a prestar esclarecimentos sobre os ingredientes do sanduíche. A empresa admitiu que errou na escolha do nome, que induzia o cliente a pensar que a carne do sanduíche seria picanha quando, na realidade, a carne era a mesma dos demais sanduíches e apenas o molho era de picanha. McDonald’s alegou que pretende relançar o sanduíche em breve, mas com os dizeres “a maior carne do Méqui com delicioso molho sabor picanha”.
A falta da picanha, que dá nome ao sanduíche causou indignação nos consumidores e tornou-se assunto bastante comentado nas redes sociais. O melhor comentário comparou o sanduíche, apenas com molho de sabor diferente, a miojo com diferentes sabores.
FRASES DA SEMANA
DIA DAS MÃES
“Não será surpresa se as vendas deste ano do Dia das Mães superem as expectativas, mesmo porque as vendas nas datas comemorativas de 2021 foram muito boas”.
José Aparecido Freire, presidente da Federação do Comércio, Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio – DF), ao jornal Correio Braziliense, Ed. 28 Abr, sobre as boas expectativas para as vendas no Dia das Mães.
LOGÍSTICA
“O crescimento de comércio eletrônico, movimento acelerado com a pandemia, tem feito franquias na área de logística ser opção cada vez mais analisada por empreendedores”.
Roberto Rockmann, para o jornal Valor Econômico, Ed. 29 Abr, ao ressaltar a importância da logística para o comércio eletrônico, que exige muito tempo para receber produtos, estocar, separar, embalar, etiquetar, identificar o código de rastreamento e despacha o item, o que toma tempo e foco da empresa, que passa a precisar do apoio da logística.