No mundo dos negócios e até mesmo na vida cotidiana, quem tem presença de espírito costuma sair-se bem diante de situação desconfortável e até transforma a dificuldade em comentários inteligentes, por vezes com boa dose de humor. Se quiser compartilhar algum ‘causo’, envie-o para nós que o publicaremos.
ARTIMANHA
O Abade de Polignac (1661 – 1742), conhecido primeiro como o abade e depois como o Cardeal de Polignac, tinha vasta experiência em assuntos diplomáticos. Francês, era o negociador do rei Luís XIV (reinou de 1643 a 1715) junto ao Vaticano e possuía muito talento político e muito tato. Com fala mansa e jeito sereno, o Abade convencia a todos com seus argumentos e seu cavalheirismo.
O Papa Alexandre VIII (Papa de 1689 até ao dia de sua morte, em 1691) foi eleito após intervenção do Rei francês Luís XIV, que mantinha o Cardeal de Polignac no Vaticano como negociador.
Certa ocasião, o Papa Alexandre VIII disse a respeito do Abade de Polignac:
– Não sei como ele faz e nem como ele consegue. Nunca me contradiz. Nunca discorda de mim. Sempre concorda comigo. No entanto, invariavelmente sempre prevalece seu ponto de vista e acabo fazendo o que ele deseja.
Parece que o Cardeal de Polignac conhecia artimanhas femininas…