Samuel Moore Walton, conhecido como Sam Walton, foi o fundador e dono da rede de varejo do mundo, a Wal-Mart. Viveu vida simples: foi vendedor de jornal e leiteiro. Lutou na II Guerra Mundial e, ao retornar para os Estados Unidos ao final da guerra, montou a primeira loja Wal-Mart. Hoje, a rede Wal-Mart tem 4,9 mil lojas e fatura perto de 250 bilhões de dólares por ano.
Sua estratégia era preços baixos e boa qualidade. Mantinha mínima margem de lucros nos produtos que vendia e dava ênfase à equação custo X benefício.
Montava lojas distantes das grandes cidades; assim, comprava terrenos mais baratos e não tinha concorrência. Há que se considerar que os norte-americanos têm mais carros que os brasileiros e andam muito mais de carro.
Sam Walton tornou-se um dos homens mais ricos e mais influentes dos Estados Unidos. Deslocou fronteiras e foi muito além do lugar comum. Seu exemplo merece ser citado.
Ele dizia a seus gerentes e líderes para valorizar o seu pessoal, porque a expectativa alta dos colaboradores e a autoestima elevada é que fazem sucesso nos negócios. Adotou, dentre outras medidas;
- Plano de crescimento e de carreira para funcionários;
- Participação nos lucros da empresa;
- Política de portas abertas: qualquer funcionário pode queixar-se dos chefes imediatos aos executivos do escalão superior;
- Uniformes simples para os colaboradores, de forma a diminuir os custos.
Pregava que não há preço baixo na loja sem custo. Para que pudesse manter a margem mínima de lucros, exigia dos colaboradores que economizassem cada centavo.
Esta a essência da política de preço baixo e da venda de produtos de boa qualidade.
A seguinte frase de sua autoria resume seu modus operandi e envolve todos os aspectos como a empresa deve agir:
Compre barato, venda barato, mantenha as prateleiras sortidas, trate os clientes com respeito, valorize seus colaboradores e preste muita atenção aos acertos da concorrência.
Sam Walton