No final de ano, as pessoas têm por hábito fazer promessas para o ano que se iniciará: emagrecer, viajar, malhar três vezes por semana, beber menos… Algumas serão cumpridas; outras serão esquecidas logo nos primeiros dias.
E a empresa? Você faz promessas para você; faça-as também para sua empresa. Quais as novas posturas que você, gerente ou empreendedora, adquirirá para que sua empresa inicie nova etapa com novos propósitos? Aqui vão sugestões.
- ESTRATÉGIA
- Para o Ano Novo, criar estratégia de gestão.
- Organizar-se. Planejar.
- Estabelecer metas de curto, médio e longo prazo, com as quais você possa engajar seu pessoal e motivá-lo, a fim de não permitir que a passagem de ano seja somente mais um dia no calendário. Use o calendário como fator agregador e motivacional.
- RETER OS BONS COLABORADORES
Fatores que levam à permanência na empresa:
- Boa relação da liderança com os colaboradores. Fazer com que o colaborador se sinta bem na empresa e que ele saiba que tem chefe humano que se preocupa com ele.
- Percepção de justiça nas promoções. Ninguém se sente bem onde não há justiça ou onde haja privilégios.
- Ninguém se sente bem se não é reconhecido ou onde somente as falhas são destacadas, por meio de repreensões, e onde o chefe não reconheça os êxitos e nem os elogie.
- Remuneração.
- AÇÕES DO GERENTE OU EMPREENDEDOR
- Definir metas exequíveis e compatíveis. Metas inexequíveis desmotivam ao invés de estimular. As metas ajudam o gerente a identificar talentos e aptidões de seus colaboradores. Ajudam também no sistema de avaliação para saber como os colaboradores estão contribuindo, em maior ou menor valor, para o atingimento delas.
- As lideranças intermediárias são necessárias para facilitar o contato do chefe com a base.
- Respeitar a idade e a capacidade dos colaboradores. As metas devem ser estabelecidas de acordo com a capacidade, idade ou o nível intelectual deles. Levar em conta sua formação.
- Verifique se haverá necessidade de promover cursos, a fim de valorizar sua equipe , trazer-lhes novos conhecimentos e aprimorar-lhes a atitude.
- Ouvir as necessidades e as opiniões de sua equipe. Essa atitude os valoriza, e o gerente pode surpreender-se com as boas sugestões que ouvirá. Afinal, eles estão na linha de frente da empresa e são a melhor fonte de informações para o gerente.
- Não se descuide da evolução tecnológica, que certamente o favorecerá no aumento das vendas. Internet? Vendas on line, associadas às vendas presenciais? Como fazer a empresa evoluir tecnologicamente?
- Não releve o marketing e a propaganda a segundo plano. Contrate especialista para promover a sua empresa. Propaganda e marketing requerem profissionais competentes.
Tome essas medidas e outras, que você julgue convenientes, para começar o ano com entusiasmo renovado, com novas atitudes, de modo que você, de fato, promova mudanças em sua empresa no sentido da evolução e do aprimoramento.
Assim agindo, certamente o Ano Novo de sua empresa será feliz e próspero.