Você já se perguntou por que o amor entre você e o seu dono é tão grande? Eu penso nisso às vezes, então resolvi perguntar pra minha mãe o que ela achava. Ela parou por uns instantes e disse que responderia depois. Pois bem, a jornalista não se contentou em me passar simplesmente o que sentia e foi pesquisar. A resposta demorou um pouco, mas me surpreendeu.
Certamente você já ouviu dizer que os cães são os melhores amigos dos seres humanos, mas na verdade essa relação vai muito além de uma amizade sincera. Trata-se de amor verdadeiro, exatamente igual ao que os filhos humanos sentem (ou deveriam sentir) pelos pais, e vice-versa. Pra você que acha isso um exagero, vou contar uma novidade: essa relação tem explicação científica.
Pesquisadores dos Estados Unidos e do Japão comprovaram essa teoria abordando duas perspectivas diferentes. Na Emory University (EUA), cientistas da instituição realizaram exames de ressonância magnética no cérebro de alguns cachorros e concluíram que o olfato é responsável por identificar essa reciprocidade na atividade cerebral. Vou explicar melhor. Quando nosso dono chega perto, nosso cérebro é acionado, trazendo uma sensação de felicidade, como uma recompensa. E isso não tem nada a ver com comida ou agrados, é simplesmente sentimento de alegria. A recompensa em questão é estar junto de quem mais amamos.
Os japoneses chegaram a outra conclusão. De acordo com pesquisa publicada pela Revista Science, essa ligação de afeto está na visão. Os asiáticos dizem que a troca de olhares entre o pet e seu dono produz elevados níveis de oxitocina, hormônio que aumenta a confiança e a conexão emocional. Essa percepção seria semelhante aos olhares entre mães e bebês humanos.
Outra curiosidade interessante apontada nas pesquisas é a relação de gênero. Cães criados por homens ficam mais confortáveis com a presença masculina, e o mesmo vale para essa relação quando a dona é mulher. Pra mim, isso explica muita coisa!
Preciso admitir uma coisa pra vocês. A razão real pela qual tenho pensado muito nisso é a minha condição atual. Estou com um problema de saúde sobre o qual falarei em outro momento e percebi que preciso mais do que nunca da minha mãe. Além de me alimentar, comprar remédios e me levar ao veterinário, ela me traz conforto, segurança e alegria. Ela me faz mais feliz.
Sendo assim, peço que papais e mamães entendam que seus filhos pets precisam dessa proximidade, estejam doentes ou não. Você decidiu comprar ou adotar um animalzinho? Pois bem, considere os custos e o tempo com ele, pois esta será uma relação de amor, uma relação familiar. Vai durar menos tempo do que as relações humanas, mas será grandioso enquanto durar. Acredite!
1 comentário
Amo esta minha filha com todo o meu coração!