A gente vive falando sobre as dificuldades de empreender no nosso país. Que não há políticas de incentivo, principalmente para os pequenos empresários e que a legislação já está ultrapassada. Ouço e convivo com isso desde sempre na consultoria e uma dúvida que sempre fica é: o quanto isso impacta no desenvolvimento e no sucesso dos nossos negócios?
Para entender melhor e conseguir responder a essa pergunta, pensei em estudar o ambiente empresarial de outros países. E se é para comparar, fui buscar um país que está na outra extremidade e que tem uma realidade bem diferente da nossa: fácil acesso a financiamentos, tecnologia e inovação à mão, força de trabalho qualificada, práticas comerciais transparentes, burocracia simplificada e infraestrutura bem desenvolvida. Sim! Esse lugar existe e não se chama “Terra do Nunca”!
Segundo a US News & World Report, que realiza anualmente uma pesquisa com 73 países para ranquear os mais empreendedores do mundo, esse país se chama Alemanha. No último estudo realizado e divulgado no ano passado, a maior economia da Europa e quarta do mundo ficou no topo desse ranking, seguida por Japão e Estados Unidos. O Brasil, ocupou a 34ª posição.
É importante entender que essa conquista alemã não é resultado das políticas recentes. Na verdade, ela vem sendo construída desde o final da Segunda Guerra e foi um dos pilares da reconstrução do país na época. As Mittelstand – termo que agrupa as pequenas e médias empresas – são consideradas a espinha dorsal da economia alemã e uma espécie de orgulho nacional. (*)
As Mittelstand são empresas geralmente familiares com planos de longo prazo que passam de geração em geração. Elas investem maciçamente na capacitação das pessoas, têm forte sentimento de responsabilidade social – principalmente para gerar renda à comunidade local e, preocupadas com a sustentabilidade do Planeta. São milhares de negócios localizados em cidades pequenas e médias, campeões em exportações e líderes mundiais naquilo que fazem. Discretos, mas eficientes. Bem ao estilo alemão.
O ecossistema para negócios é tão bem consolidado que a jornada empreendedora na Alemanha é mais fluida, por assim dizer. Ao invés de gastar energia com burocracia, falta de infraestrutura e pouco incentivo como acontece com a gente por aqui, o empreendedor alemão pode se focar na ideia de negócio em si, o que acaba gerando empresas mais inovadoras e voltadas às oportunidades de mercado. Hum, isso aqui parece fazer muita diferença, hein?
Que maravilha poder contar com uma rede de apoio dessas! Mas será que isso garante que os empreendedores alemães não tenham nenhuma dificuldade? Será que as Mittlestand não encontram barreiras para se manter no mercado? E como anda o empreendedorismo feminino por lá? É sobre isso que vamos conversar nas próximas edições da imulher. Mas, se você não quer esperar e gosta de buscar inspiração em negócios de outros países, se joga e faz um “copycat” da Alemanha. Entender as práticas que colocaram o país na posição de mais empreendedor do mundo com certeza vai agregar muito à nossa forma de fazer negócios por aqui.
Prosit! E até a próxima!
Os 15 países mais empreendedores (total de 73 países):
1. Alemanha
2. Japão
3. Estados Unidos
4. Reino Unido
5. Suíça
6. Canadá
7. Suécia
8. Coreia do Sul
9. Austrália
10. Holanda
11. China
12. Singapura
13. Noruega
14. Dinamarca
15. França
34. Brasil
(*) Deutche Welle – Coluna Zeitgeist
Confira o Podcast da autora sobre o tema