Como eu gosto muito de vocês, humanos, vou contar uma coisa importante: eu sinto frio, e muito! O fato de ter pelos no corpo inteiro não significa que estou imune às baixas temperaturas, e vamos combinar que o clima está bem complicado nas últimas semanas.
Algumas raças têm o organismo preparado para enfrentar invernos rigorosos, como São Bernardo e Husky Siberiano. A maior parte, contudo, se adapta melhor a temperaturas amenas, como os Poodles.
Mas, como eu disse, gosto de vocês, então vou compartilhar algumas orientações que minha mãe recebeu do veterinário sobre cuidados com animais de estimação no Inverno, porque ainda tem muito frio vindo por aí.
Sintomas
Observe com atenção se o seu amiguinho está mais inquieto, deita enroladinho, treme, reduziu a frequência cardíaca, sente falta de oxigênio, apresenta rigidez muscular ou procura cantos fechados para se esconder. Atitudes como essas mostram que ele está tentando aumentar a temperatura interna do corpo, que para nós cães, e para gatos, regula entre 38°C e 39°C. Nossos amigos gatos demonstram menos que estão sentindo frio, por isso toque nas extremidades das orelhas e das patinhas para sentir a temperatura deles.
Vestuário
Vestir o pet com roupinhas quentinhas não é frescura nem tampouco o sufoca. Lembre-se que é fundamental elevar nossa temperatura, e a roupinha ajuda nessa função além de nos deixar mais lindos do que já somos. O mesmo acontece com as camas. O ideal é que sejam isolantes e tenham cobertor para nos aquecer, porque dormimos mais nesta fase do ano. Os gatos adoram o modelo iglu, fica a dica!
Alimentação
Diferente de vocês, humanos, os animais nem sempre têm mais fome no Inverno. Por isso nada de nos encher de comida, especialmente a de vocês – essa parte minha mãe ‘exigiu’ que eu falasse: petiscos e alimentos de consumo humano oferecem riscos de sobrepeso ou intoxicação alimentar. Pronto, falei! Podem manter nossa dieta nutricional regular independente da temperatura lá fora.
Hidratação
A hidratação, contudo, deve ser monitorada no frio para evitar problemas nas vias urinárias. Sentimos menos sede no Inverno, por isso é importante observar se estamos bebendo o suficiente de água. Vale espalhar tigelas pela casa para nos incentivar. Outra forma de ajudar é aumentar a ingestão de pastinhas pet no cardápio, pois elas são úmidas e ajudam a hidratar – essa parte eu fiz questão de falar/recomendar!
Banho
Fugir da ‘chuveirada’ no Inverno não é uma opção, mas é possível reduzir a frequência. Pode intercalar com banhos secos e uso de lencinhos umedecidos. Mas quando for dar banho no seu pet você precisa tomar alguns cuidados: use água morna e não demore mais que 30 minutos; seque-o bem e rápido; opte por dar banho em dias mais ensolarados e evite locais com corrente de ar. Outra dica importante é sobre a tosa. Opte pela higiênica nesta época, pois os pelos são nossa maior proteção ao frio.
Lazer
Momentos de lazer são tão importantes para nós quanto para vocês, humanos. Interagir e brincar faz bem para o nosso coração – fisicamente e emocionalmente falando. No Inverno, contudo, precisamos driblar a preguiça e devemos tomar alguns cuidados extras. É preciso diminuir a frequência de passeios com os cães e evitar as saídas dos gatos. Os passeios devem ser durante a tarde, de manhã ou qualquer horário que tenha um pouquinho de sol, para evitar exposição ao frio ou à chuva.
Saúde
Seja Inverno ou Verão, cuidar da saúde é uma obrigação. Até rimou! A gente não gosta muito de ir ao veterinário, mas é importante manter nossa rotina de exames e cuidados apesar do frio. E, nesta época do ano, é comum surgirem problemas respiratórios e articulares, que exigem cuidados especializados. Nem preciso dizer que precisamos estar vacinados, o que inclui a vacina anual da gripe. Por fim, mantenham nossa rotina semanal de escovação dos dentes. Nessa estação costumamos nos lamber mais. Ok?
Ufa! Acho que era isso. O Inverno segue até 22 de setembro, por isso é fundamental manter os cuidados até lá. Nossa saúde agradece. Se você gostou das dicas que peguei com a minha mãe, conta pra todo mundo que você conhece. Pode convidar seus amigos para me seguirem também, combinado? Até a próxima, Au-Au!