Entre 10 candidatos aprovados no concurso da Nasa para astronauta seis são mulheres.
O concurso
A Nasa, Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço, agência do governo federal dos Estados Unidos responsável pela pesquisa e desenvolvimento de tecnologias e programas de exploração espacial, realizou concurso para selecionar 10 astronautas.
O processo seletivo reuniu mais de 8.000 candidatos entre cientistas, pilotos, engenheiros e desejosos de realizar viagens espaciais.
Pela primeira vez, o número de mulheres aprovadas superou o de homens. Das dez vagas, seis foram ocupadas por mulheres e quatro por homens.
Vanessa Wyche, diretora da Nasa, declarou que “esta turma de candidatos a astronautas dará início à Era de Ouro da inovação e exploração à medida que avançamos em direção à Lua e a Marte”.
Elas ainda terão pela frente dois anos de treinamento antes de se tornarem elegíveis para missões científicas no espaço. Concluído o treinamento, elas se juntarão ao corpo de astronautas ativos da Nasa.
O treinamento visa capacitar os candidatos para atividades científicas e para a exploração de corpos celestes, incluindo a Lua e Marte. A formação abrange disciplinas essenciais, como robótica, técnicas de sobrevivência em ambientes terrestres e aquáticos, geologia, idiomas estrangeiros, medicina e fisiologia do espaço. Além disso, os aspirantes a astronautas participarão de simulações de caminhadas espaciais e treinos em aeronaves de alta performance.

Próximas missões espaciais
A Nasa anunciou ainda que pretende enviar astronautas para a órbita da Lua no começo de 2026. A missão espacial Artemis 2 será realizada entre fevereiro e abril do próximo ano. No século passado, a corrida espacial dos Estados Unidos foi contra a União Soviética; agora, contra a China.
A missão Artemis 2 apenas orbitará em torno da Lua; a missão Artemis 3 deverá pousar no solo lunar.
Evidentemente a utiliza critérios técnicos como o principal fator de escolha dos candidatos. No espaço não há lugar para favorecimentos.
Currículo
O currículo das mulheres aprovadas evidencia a formação e a capacidade delas:
Anna Menon, 39 anos, ex-funcionária da SpaceX e participante da missão Polaris Dawn, que realizou a primeira caminhada espacial comercial em 2022;
Lauren Edgar: 40 anos, bacharela em Ciências da Terra e mestre e doutora em Geologia, atuou como vice-pesquisadora principal do programa Artemis III, definindo as metas científicas para o retorno da Nasa à Lua;
Erin Overcash: 34 anos, formada em engenharia aeroespacial e bioastronáutica, é piloto experiente da Marinha dos Estados Unidos, com mais de 1.300 horas de voo;
Rebecca Lawler: 38 anos, bacharela e mestre em Engenharia Mecânica, atuou como ex-tenente comandante da Marinha dos Estados Unidos e possui mais de 2.800 horas de voo em 45 aeronaves diferentes;
Imelda Muller: 34 anos, médica formada em neurociência comportamental, possui experiência como oficial médica em missões submarinas da Marinha;
Katherine Spie: 43 anos, engenheira química, mestre em Engenharia de Projeto e piloto de helicóptero de ataque, trabalhou por muitos anos com aviação militar.