A linguagem popular é repleta de expressões ditas vulgares, simples e bucólicas, que carregam verdades com profundidade filosófica. Os “provérbios populares” carregam observações cotidianas de muitas gerações. São muitas e variáveis no tempo e no espaço, mas todas com origem e explicação lógica.
Origem da expressão “dourar a pílula”
Significado da expressão
A expressão “dourar a pílula” significa apresentar como fácil de aceitar ou de executar algo difícil ou desagradável; tentativa de suavizar a experiência a ser vivida ou a tarefa a ser executada, melhorar a aparência de algo desagradável.
“Dourar a pílula” é ainda hoje tática de persuadir renitentes, destacando aspectos positivos de algo desfavorável.
Encontra-se expressão diferente, com significado equivalente, nos quartéis brasileiros.
Os militares têm a expressão “enrolar na Bandeira Nacional”. Ao atribuir difícil missão para um subordinado, o comandante evoca a Bandeira e clama pelo patriotismo em nome da Bandeira. Diz-se que o comandante “enrolou o subordinado na Bandeira Nacional”, o que torna a missão irrecusável e induz o subordinado a cumpri-la com o maior empenho e dedicação.
Origem da expressão
Antigamente as farmácias embrulhavam as pílulas em papel dourado, para melhorar o aspecto de remédio amargo. O farmacêutico disfarçava o gosto amargo do remédio envolvendo-o em papéis finos ou dourados, tentando iludir o cliente.
A expressão “dourar a pílula” ultrapassou os balcões das farmácias e passou a metáfora, com o significado de melhorar a aparência desagradável de algo a ser executado.