Expressões populares costumam ter origem curiosa, que deve ser pesquisada na história, nos costumes ou na linguagem popular.
Origem da expressão “motorista barbeiro” ou “navalha”
A expressão “motorista barbeiro” refere-se ao motorista que dirige mal e faz bobagens no trânsito. Existe até a referência “navalha” para o motorista que dirige mal e “navalhada” para as bobagens que ele faz no trânsito.
Estranho, porque barbeiro parece não ter relação com motorista. Então, de onde vem a expressão?
A expressão veio de Portugal. Lá pelo Século XV ou XVI, os barbeiros cortavam cabelo e aparavam a barba, mas não era somente isso. Em razão da falta de médicos e dentistas, os barbeiros também extraíam dentes, cortavam calos, faziam sangria (retirada de sangue para eliminar doenças) e até pequenas cirurgias.
Como não era profissionais, os serviços prestados eram mal feitos e normalmente de baixa qualidade, que geravam consequências por vezes desastrosas para os pacientes. A partir de então, desde o Século XV todo serviço mal feito passou a ser atribuído ao “barbeiro”. “Isso é serviço de barbeiro” ou “coisa de barbeiro”, diziam.

A expressão veio de Portugal para o Brasil e “motorista barbeiro” ou “navalha” tornou-se expressão tipicamente brasileira para designar o mau motorista.
2 Comentários
Tem BARBEIRO até no GOVERNO…😂😂😂
Boa informação!!! Sempre utilizamos o termo sem conhecer a origem! Parabéns!