A quem Beethoven dedicou a música “Pour Elise”, uma das mais conhecidas peças para piano? A resposta à pergunta em 7 notas.
1 – Mais conhecida
Provavelmente, “Pour Elise”, de Beethoven, é a peça para piano mais conhecida.
2 – Publicação
Em 1867, 40 anos depois da morte de Beethoven, o musicólogo e historiador Ludwig Nöhl publicou as “Bagatelas” de Beethoven, dentre as quais estava a peça Pour Elise.
Bagatela é a peça musical curta e despretensiosa, de caráter leve e suave, tipicamente para piano.
Nöhl afirmou que, no alto da partitura, estava escrito “Pour Elise, em 27 de abril, como lembrança de Ludwig L. V. Beethoven”. Mas a partitura original se perdeu.
Desde que Nöhl publicou “Pour Elise”, surgiu a dúvida sobre quem seria Elise a quem Beethoven dedicara a peça.
3 – Therese Malfatti
A Baronesa Therese von Droßdik ( nascida Therese Malfatti) (1792 – 1851), musicista austríaca e amiga íntima de Beethoven surgiu como primeira candidata.
Beethoven nutriu paixão por Therese e tinha até pretensão de casar-se com ela. Por isso há quem afirme que a peça foi dedicada a ela e que Ludwig Nöhl se enganou ao ler a dedicatória na partitura: o nome seria Therese e não Elise.
Em abril ou maio de 1810, Beethoven escreveu a Therese uma carta que terminou da seguinte forma:
Agora, adeus, respeitada Therese. Desejo-lhe todas as coisas boas e belas desta vida. Guarde-me em sua memória — ninguém pode lhe desejar uma vida mais brilhante e feliz do que eu — mesmo que você não se importe nem um pouco com seu devotado servo e amigo, Beethoven.

Não há confirmação de que Beethoven tenha dedicado a peça a Therese Malfatti.
4 – Elisabeth Röckel
Outros pesquisadores sugerem que Elise, a quem Beethoven dedicou a peça, foi a soprano alemã Elisabeth Röckel.
Röckel interpretou Florestan na ópera Fidelio, de Beethoven, e ela frequentemente se encontrava com Beethoven.
Beethoven se apaixonou pela jovem e queria se casar com ela, que é citada nos diários, cartas, poemas e memórias de Beethoven.
Em abril de 1810, Elisabeth Röckel conseguiu um compromisso no teatro na cidade de Bamberg, Alemanha, para onde foi e logo estreou no palco na ópera Don Giovanni, de Mozart.

O musicólogo alemão Klaus Martin Kopitz sugeriu que Beethoven escreveu “Pour Elise” nos dias da partida de Elisabeth Röckel de Viena.
Elisabeth Röckel se casou com o compositor e violinista austríaco Johann Nepomuk Hummel.
Nos dias anteriores à morte de Beethoven, Elisabeth e Hummel visitaram-no com frequência e cortaram e guardaram uma mecha de seu cabelo. A mecha de cabelo de Beethoven encontra-se guardada no Ira F Brilliant Center for Beethoven Studies, museu, centro de pesquisa e anfitrião de palestras e apresentações dedicadas exclusivamente à vida e obra de Beethoven, localizado no quinto andar da Biblioteca Dr. Martin Luther King Jr., no campus da San Jose State, no centro de San Jose, California. O centro é a única instituição do gênero na América do Norte e detém a maior coleção de obras e da memória de Beethoven fora da Europa.
5 – Elise Barensfeld
Elise Barensfeld é a terceira candidata como homenageada por Beethoven com a música “Pour Elise”.
Elise Barensfeld (1796 – 1820) foi aluna de Therese Malfatti. Historiadores afirmam que Beethoven escreveu Pour Elise, dedicada a Barensfeld, a fim de fazer um favor a sua amada Therese que poderia ensinar a peça a sua aluna.

6 – Duas versões da música
Beethoven escreveu Pour Elise em 1810, quando tinha 40 anos. Em 1822, ele deu retoques na peça, os quais são percebidos com facilidade por estudiosos de música e dificilmente o são por leigos.
7 – Mistério
O mistério sobre quem foi a felizarda homenageada com a peça “Pour Elise”, que ficou para a posteridade. Resta-nos apreciar a música, sabendo que, seja lá para quem a dedicou, Beethoven a compôs com amor à mulher amada.