Palavras e expressões costumam ter origem curiosa, que precisa ser verificada na história ou na cuktura popular.
ORIGEM DA ESPRESSÃO “CONVERSA PRA BOI DORMIR”
Há muitos significados para a expressão “conversa mole para boi dormir”: “desculpa pouco convincente, lorota, conversa fiada, lero-lero, desculpa esfarrapada, mentira contada com o intuito de enganar alguém ou narrativa em que ninguém acredita”. Pode também significar “falar sem dizer nada interessante, conversa sem conteúdo, conversa que não é do interesse do ouvinte ou ainda conversa de alguém que se passa por entendido do assunto mesmo sem nada entender”.
Políticos são mestres em conversa mole para boi dormir, isto é, “promessas que não têm intenção de cumprir”.
A expressão é muito usada no Brasil e muito pouco em Portugal. Surgiu na época em que a pecuária era de suprema importância para a população brasileira. O boi era considerado um dos animais mais importantes, pois dele era possível se aproveitar quase tudo.
O boi recebia tratamento quase de pessoa humana, e os seus proprietários até conversavam com ele. Talvez até conversassem para fazê-lo dormir e deixar sua carne mais macia. Não se sabe ao certo.
Na década de 1930, as marchinhas de carnaval faziam grande sucesso no Brasil. Uma delas foi “Touradas em Madrid”, de autoria de Carlos Alberto Ferreira Braga, conhecido por Braguinha, e Alberto Ribeiro.
A estrofe final da música canta: “Queria que eu tocasse castanholas e pegasse um touro a unha/caramba, caracoles/não me amoles/pro Brasil eu vou fugir/ isso é conversa mole/ para boi dormir”.
Na Copa do Mundo de Futebol de 1950, disputada no Brasil, o Brasil venceu a Espanha por 6 a 1. Bons tempos que o Brasil, no futebol, vencia a Espanha e países europeus por placares elásticos.
Mais de 150 mil pessoas presentes ao estádio do Maracanã cantaram a música “Touradas em Madrid” para comemorar o resultado do jogo e zoar os europeus. Braguinha estava no estádio e chorou emocionado ao ouvir a multidão cantando sua música em momento de festa e alegria.
Raul Seixas batizou uma de suas músicas de “Conversa para boi dormir”.