FAVAS
Favas são sementes de uma leguminosa (feijão, grão-de-bico, soja, ervilha e amendoim são da mesma família).
A fava, boa fonte de proteína vegetal e de fibras que contém minerais, como potássio, ferro, cobre e zinco., tem variedades, como a fava rajada preta, a fava branca, a fava rajada vermelha e a fava manteiga. É ingrediente comum em pratos tradicionais portugueses.
De Portugal, devem ter vindo expressões como “são favas contadas”, “mandar tudo ou alguém às favas”, “ir às favas”.
SÃO FAVAS CONTADAS
A expressão “favas contadas” significa coisa segura, certa, definida.
Era comum em eleições antigas utilizar favas pretas e brancas para representarem os candidatos. Cada eleitor colocava na urna a fava da cor que representava seu candidato. A apuração era feita pela contagem dos grãos da fava. O candidato, que tivesse o maior número de grãos da cor que o representava, era sagrado vencedor.
Não havia impugnação, não havia código-fonte, não havia recurso; depois das “favas contadas”, a eleição era dada como encerrada e o resultado estava definido. A apuração era pública para quem quisesse assistir.
O Country Club Ipanema, clube da aristocracia milionária do Rio de Janeiro que se considera o mais seleto do Brasil, utiliza o sistema de votação baseado em pedras para aceitar novos candidatos a sócio. O candidato a sócio submete-se à aprovação dos integrantes do conselho do clube. A votação é feita por meio de bolas brancas (indiferença), cubos vermelhos (aceitação) e cilindros pretos (rejeição).
MANDAR ALGUÉM ÀS FAVAS
“Mandar alguém às favas” é forma de desprezar alguém, de mandar alguém embora, de expulsar alguém de perto, de mandar sair de perto e parar de incomodar. “Antigamente se usava a expressão ‘vá pentear macaco’”.
A expressão completa é “vai às favas enquanto a ervilha enche”, depois simplificada para “vai às favas”.
A ervilha e a fava são plantadas na mesma época, mas a fava amadurece antes; a ervilha demora mais tempo para ser colhida. Mandar alguém às favas significa mandar alguém pegar logo as favas e parar de incomodar, ainda mais que a fava era considerada menos saborosa.
A expressão “mandar às favas” caiu em desuso, substituída por outras, mais fortes e expressivas, como “não enche o sapato”, “vá para …..” ou “vá à ….”, “vá se lixar” ou “vá se …”.
MANDAR TUDO ÀS FAVAS
Significa “chutar o balde”, abandonar tudo e deixar pra lá.