Data comemorativa especial! Dia do chocolate!
Você, apreciadora de chocolate, lerá este artigo com sorriso nos lábios e água na boca. Talvez nem resista e saboreie deliciosa barra de chocolate enquanto o lê. Ou, no frio, saboreie delicioso chocolate quente. De qualquer maneira, o artigo – muito menos o seu delicioso tema – lhe passará despercebido e indiferente.
As origens do chocolate remontam às civilizações pré-colombianas da América Central. Os nativos consumiam o chocolate em forma de bebida quente e amarga. Os europeus passaram a adoçar a bebida e a adicionar-lhe iguarias e o levaram para a Europa.
A primeira chocolataria foi inaugurada em Londres, em 1657.
O cultivo do cacau não se adaptou ao clima europeu e ele continuou a ser cultivado nas colônias sul-americanas. Atualmente, as maiores produtores de cacau encontram-se na África Ocidental, de clima tropical úmido.
O cultivo brasileiro em larga escala teve início no século XIX, na região de Ilhéus, sul da Bahia.
O chocolate é tão apreciado que pode ser saboreado de diferentes formas. Na forma sólida, como o chocolate em pó, em barras, ovos de Páscoa e bombons. Como líquido, na forma de achocolatado ou chocolate quente. Além disso, tornou-se ingrediente de muitos alimentos, como licores, bolos, tortas, biscoitos, sorvetes e outros doces.
Certamente o brigadeiro é o doce mais apreciado no Brasil e não pode faltar em festas e comemorações.
Há crença popular de que o chocolate pode causar acne. Livros antigos de dermatologia fazem essa afirmação, mas novos estudos não encontraram evidências concretas de que a crença seja verdadeira e tenha bases científicas.
O chocolate tornou-se símbolo de festividades, como a Páscoa. Entretanto, o chocolate sempre trará alegria ao presenteado em qualquer festividade e em qualquer época do ano: Páscoa, Dia das Mães, Dia dos Namorados, Natal, Dia da Criança… O chocolate é apreciado e saboreado em qualquer tempo e em qualquer hora.
Chocolate não foi feito para ser devorado, nem mastigado e nem comido. O bom chocólatra sabe que o chocolate tem de ser apreciado quase que como num ritual. Ele deve ser dissolvido na boca.
O chocólatra brinca com ele em toda a extensão da boca para que seu sabor seja apreciado por todas as papilas gustativas. Ou o deixa quietinho na língua, para que ele se dissolva menos rapidamente e seu sabor seja apreciado por mais tempo.
Mastigar chocolate é heresia, próprio de quem não o aprecia e nem lhe dá o devido valor.
Chocolate engorda? Uma frase que circula na internet afirma que não, após brilhante conclusão de uma frase irônica e cômica: “Chocolate vem do cacau, que vem de uma árvore, que é uma planta. Então, chocolate é salada!”.
Sem preocupação com acne e sem preocupação com o engordar, como visto neste artigo, aprecie e saboreie seu chocolate sem dor de consciência. Não o mastigando, mas dissolvendo-o na boca e saboreando-o como presente dos deuses.