Por que se comemora o dia do consumidor em 15 de março? Nessa data, em 1962, John Kennedy, então presidente dos EUA, enviou ao Congresso norte-americano mensagem versando sobre a necessidade de discutir os direitos do consumidor. A data inspirou a criação do Dia do Consumidor.
As lojas aproveitam para anunciar promoções, em busca de aumentar as vendas. Datas especiais tornam-se boa ocasião para fazer promoções com itens que estão estocados e para atrair a atenção dos compradores, embora a data 15 de março não tenha grande influência sobre o comportamento das pessoas e nem tenha grande relevância.
Mas, vejamos a data à luz das empresas.
O setor de comércio e serviços foi o que mais sofreu os efeitos da pandemia, com lockdown, comércio funcionando em horários limitados e até com portas fechadas, limitação do número de clientes nas lojas, estabelecimentos fechados e outras mais. Quem sobreviveu ao período de restrições foi resiliente e soube adaptar-se às condições adversas.
Há sinais de que a pandemia está chegando ao fim, mas novos desafios surgirão em razão das mudanças de comportamento do consumidor. Como diria o Conselheiro Acácio, personagem de Eça de Queiroz do romance “O Primo Basílio” que falava somente o óbvio, as consequências vêm depois.
Desde o surgimento da internet, o consumidor vem mudando sua postura. A pandemia aumentou a velocidade da transformação. Durante a pandemia, as vendas pela internet aumentaram 27%, com faturamento recorde.
Esse aumento fez com que as empresas buscassem plataformas digitais para realizar suas vendas. As empresas devem estar presentes no ambiente digital a fim de se manterem vivas. Contudo, as vendas físicas representam quase o dobro das vendas digitais.
O consumidor aprecia a comodidade da compra digital, mas também gosta de ir à rua para comprar, gosta de ver o produto e de tocar nele e de conversar com o vendedor para ouvir explicações e obter informações sobre o produto. Só que, antes de sair de casa, o consumidor faz consultas pela internet e conversa com o vendedor tendo conhecimento básico do produto.
Os compradores descobriram a importância e a necessidade da pesquisa on line para buscarem o melhor produto e as condições mais vantajosas. Por isso, as lojas varejistas precisam estar atentas e atuantes para conquistar o consumidor que as procuram. Quanto melhores o acolhimento e o atendimento ao consumidor, melhores as chances de conquistá-lo.
Continua sendo fundamental ter produto de qualidade, ter a vitrine bonita e atraente, contar com colaboradores qualificados, oferecer bons preços e promoções.
Hoje, para conquistar o consumidor, o varejista tem de saber atuar nas duas frentes: no mundo virtual e no espaço físico.