Na sua opinião, quais são as competências mais importantes na gestão de um negócio? Pergunta difícil, concorda? Segundo dados de pesquisa da Consultoria Accenture, 71% dos executivos apontam a resiliência como um grande valor no mercado de trabalho do Século 21. Com tantas mudanças decorrentes da globalização, dos avanços tecnológicos, da competitividade, da cobrança por resultados e da instabilidade econômica e política, a capacidade do profissional em lidar com as dificuldades e transformá-las em oportunidades é considerada como competência essencial para ter sucesso.
Esse universo de mudanças constantes gera muita pressão por cumprimento de metas, aumento da responsabilidade e estresse no trabalho. Paralelamente a isso é preciso lidar com os desafios da vida cotidiana, o que envolve trânsito, segurança, família e pressões financeiras.
Certamente você identificou-se com esse cenário, então vem a grande pergunta: você se considera resiliente? Antes de responder, vamos falar um pouco mais sobre resiliência.
Trata-se de um conceito originário da física e significa a capacidade que alguns materiais têm de voltar ao seu estado original sem deformação após ser submetido à pressão. Na ciência humana, é definida como a capacidade do indivíduo de superar adversidades sem ser afetado por elas de modo negativo e permanente.
Trocando em miúdos, é a habilidade de lidar positivamente com pressão, conflitos, crises, feedbacks ruins e competitividade. Mesmo diante dessas situações, uma pessoa resiliente se mantém produtiva e focada nas demandas. Em vez de consumir energia se lamentando, busca soluções alternativas para avançar. É uma questão de atitude!
Levantamos essa questão porque o ambiente organizacional exige cada vez mais profissionais aptos a suportar a pressão diária e lidar com as mudanças rapidamente, capacidade que está relacionada a altos níveis de engajamento e performance.
Em tempos de Covid-19, altos índices de depressão, Síndrome Burnout e até suicídios, ter capacidade de superar obstáculos e resistir a eventos traumáticos faz toda diferença para ter uma carreira, empresa ou vida mais próspera e equilibrada. Quando temos a competência necessária para sair da zona de conforto sem medo, conseguimos enfrentar nossos desafios e elevar a inovação e a criatividade.
Que tal fazer uma autoanálise para descobrir se você é resiliente? Para ajudar, destacamos algumas habilidades comuns a indivíduos resilientes e, também, sugerimos a você que faça o Teste criado pelo Portal Administradores. Confira!
Pessoas resilientes…
- têm grande capacidade de adaptação
- esperam que as coisas sempre terminem bem
- criam emoções positivas em épocas de crise
- aprendem continuamente com a experiência de vida
- sabem se defender
- têm uma sólida autoestima.
Faça o Teste AQUI!