Mulheres têm características únicas e são indecifráveis. É praticamente impossível traduzir a essência de ser mulher, mas ousamos dizer que são uma força vital múltipla que atrai e envolve todos em sua órbita.
Mulheres estão sempre em movimento, o que fica claro quando refletimos sobre as três ondas da Teoria Feminista e suas consequências na sociedade contemporânea. Mas, calma, nosso objetivo não é abordar ou fomentar o feminismo com um discurso filosófico ou político, mas, sim, propor uma visão 360 graus do empoderamento feminino, abordando a atuação delas em todos os seus papéis, com atenção especial para o desenvolvimento econômico.
Decidimos criar um fórum voltado especialmente para esse gênero não apenas porque já representa metade do mercado empreendedor brasileiro, com 30 milhões de mulheres empreendedoras. A decisão se deu porque 2020 foi desafiador e precisamos construir, juntas, culturas inclusivas que apoiem e fortaleçam as carreiras femininas.
Pesquisas recentes mostram que desde o início da crise sanitária do coronavírus as mulheres apresentaram queda de satisfação e produtividade no trabalho, fruto de piora da saúde física e mental.
Qual é a receita para resolver isso? Ninguém sabe ao certo. O novo normal está aí para desafiar a todos, mulheres e homens, o que nos leva ao formato escolhido para esta plataforma.
A transformação impulsionada pela crise do coronavírus mostra que pessoas e empresas precisam desenvolver cultura voltada para o digital, porque depois de muitos meses de isolamento social e restrições aos estabelecimentos comerciais o consumidor jamais voltará a consumir da mesma maneira.
Os mercados não têm mais as restrições geográficas como principal delimitador; o atendimento ao cliente não está vinculado à presença física; a integração do ambiente profissional com o pessoal se mostrou saudável e contribui para a produtividade, e as empresas acostumaram-se a promover eventos ou reuniões online.
Trocando em miúdos, a transformação digital é imperativa e vinha sendo ignorada pelas organizações até 2020. A Covid-19 mostrou que agilidade nesse processo é palavra de ordem, uma vez que o comportamento do consumidor exige um mindset ágil porque o mundo já mudou.
Diante desse cenário, criamos uma revista digital em formato de portal dedicada a criar conteúdo multimídia e disseminar conhecimento interessante e inovador para mulheres economicamente ativas em busca de evolução e fortalecimento. Nosso objetivo é expandir horizontes, estimular o pensamento crítico e conectar empreendedoras e mentes curiosas com o nosso capital intelectual.
E, em tempos de fakenews e discurso de ódio, saiba que esta revista pugnará pela liberdade de expressão, e nos comprometemos a não defendê-la como liberdade absoluta, uma vez que a liberdade de expressão não deve ser irrestrita e ilimitada pois, à medida que um direito se faz absoluto e incondicional, acaba por sufocar outros direitos. A liberdade de expressão, utilizada livre e irresponsavelmente, acaba por degenerar o papel da mídia.
Nós trabalhamos com a palavra, com informação, com ideias, ativos que deixam raízes na sociedade, nas empresas e nas pessoas. Por isso o Portal iMulher vai praticar comunicação com respeito e ética, sempre com vistas as transformações necessárias. Sejam bem-vindas e vamos cocriar!