Tristeza é inerente ao ser humano, é uma emoção que nos acomete em várias situações como: separação, perda de alguém, demissão, etc…
Geralmente, esse estado passa depois de um tempo e voltamos ao nosso antigo modo de vida.
Já a Depressão é uma doença grave, os sintomas se apresentam pelo menos por algumas semanas, e que afetam o corpo e a mente.
A depressão pode ter como fatores desencadeantes, a pré-disposição genética (embora nem todos irão desenvolver), o estresse, pois este pode ser a causa dos níveis em desequilíbrio dos neurotransmissores, reação do organismo exagerada a uma adversidade da vida, como morte, separação, doença, demissão, falta de recursos financeiros ou desiquilíbrio neuroquímico.
Os principais neurotransmissores envolvidos na depressão são: Dopamina, Serotonina e Noradrenalina. Quando diminui os níveis desses neurotransmissores, é provocada uma comunicação cerebral deficiente.
Tipos de Depressão
- Depressão leve
- Depressão moderada
- Depressão grave (pode ter psicose)
- Depressão reativa (reação a uma adversidade)
- Distimia (mau humor constante, indecisão, baixa autoestima)
- Depressão orgânica (motivada por doenças físicas ou medicamentos)
- Depressão Sazonal (inerente a época do ano)
Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), as mulheres são mais propensas a desenvolver a depressão do que os homens.
Tratamento
O tratamento para depressão é feito com medicações e psicoterapia, sendo hoje bastante indicado pelos profissionais da saúde mental a atividade física. Pela minha larga experiência em consultório como psicóloga clinica e hospitalar em hospital psiquiátrico, a atividade física está diretamente ligada a melhora do paciente.
Como prevenir a Depressão
- Fique atento ao excesso de trabalho
- Exercite-se regularmente
- Evite excesso de álcool e evite drogas (empobrecem a dopamina e serotonina)
- Mantenha uma atitude de gratidão (treina a mente em focar no que temos de bom)
- Alimentação saudável
- Não fique muito tempo sozinho
Uma frase que acho muito interessante de Camilo Castelo Branco, é a seguinte: “Há horas na vida em que a mais leve contrariedade toma as proporções de uma catástrofe”.
Na depressão tudo parece mais nebuloso, mais pesado e mais difícil, a solução não vem clara e nem possível, a vida toma um rumo sem destino, podendo parar a qualquer hora e qualquer lugar.
“Ninguém entende, não me olhe assim
Com este semblante de bom samaritano
Cumprindo o seu dever como se eu fosse doente
Como se toda essa dor fosse diferente, ou inexistente
Nada existe pra mim, não tente
Você não sabe e não entende
Quando os antidepressivos e os calmantes não fazem mais efeitos.”
__ Renato Russo
IMPORTANTE – 80% a 90% das pessoas respondem bem ao tratamento para depressão.
E por fim, me sinto na obrigação de terminar meu texto com uma frase de Abraham Maslow (1970), que repito constantemente em consultório “Todo ser humano tem a capacidade de se autorregular.”
Depressão tem Cura.