PROJEÇÕES
Os varejistas estão moderadamente otimistas com as possiblidades de vendas no segundo semestre, que deverá ser melhor que o primeiro.
O fim do ano tem melhores vendas que o primeiro semestre, porque há datas mais comerciais, tais como o Dia da Criança, a Black Friday e o Natal. Há outros fatores que levam ao otimismo. O Auxílio Brasil aumentado, a Copa do Mundo em novembro e a chegada da Tecnologia 5G na telefonia celular são motivos para aumentar as vendas.
SEGMENTO GEEK
O segmento Geek (antigamente conhecido como nerd) tornou-se importante nicho comercial. Este mercado vai muito além de filmes e jogos de videogames; inclui roupas, bonecos de decoração, itens de computador, dentre outros.
O CCXP – evento brasileiro de cultura pop e cobre as principais áreas da indústria Geek, tais como vídeo-games, histórias em quadrinhos, filmes e séries para TV – reuniu 280 mil participantes em 2019. Para comparar, em 2014, primeiro ano do evento, foram apenas 97 mil participantes.
O público Geek é movido por sentimento. O fã de um personagem não se importa de pagar mais caro para ter a lembrança de seu ídolo.
ALUGUEL DE OBJETOS
Muitos consumidores têm preferido alugar coisas ao invés de compra-las. Muitos fatores têm levado a essa mudança de atitude do consumidor: alta de preços, perda de poder aquisitivo, desejo de consumo consciente e mais responsável e a possiblidade de fazer economia.
Existem mercados de aluguel estabelecidos, tais como o de roupas de festa e de carros. Outros têm surgido: bicicletas, malas, furadeiras, batedeiras, bomba extratora de leite elétrica e outros. O aplicativo Prete permite que a pessoa coloque qualquer item para alugar e permite que o interessado pegue emprestado, por determinado valor, praticamente qualquer coisa, pelo tempo que precisar e de forma 100% segura. O aplicativo sugere que, ao invés de comprar coisas que só se vai usar três vezes na vida, a pessoa pode economizar pegando emprestado por uma fração do valor do produto.
O LOC é outro aplicativo de moda compartilhada que viabiliza o aluguel e venda de roupas e acessórios de pessoa para pessoa.
Até a locação de itens de maternidade e da primeira infância, que pesam muito no bolso dos pais e acabam sendo pouco usados pelos bebês, têm ganhado espaço no aluguel de itens. Cadeirinhas, berços portáteis, carrinhos de bebê são exemplos.
A base de cálculo do valor do aluguel gira em torno de 10% do valor do item.
LEILÕES
Outro mercado que tem crescido no Brasil é o de leilões. Há dois tipos de leilões: o judicial e o extrajudicial. O leilão judicial é resultante de processos de venda de bens para quitação de pendências com a Justiça ou de bens inventariados. Os extrajudiciais são feitos por empresas privadas ou públicas a partir da retomada de bens de inadimplentes.
Há cuidados que devem ser levados em conta. Por vezes, o preço para arrematar o item não é o preço final; pode haver dívidas pendentes do item ou despesas para reparar o item danificado. Por isso, não se deve comprar o item sem vê-lo antes.
Outro cuidado é que há falsos sites para aplicar o golpe em clientes desavisados.
ARGENTINA
Explicação bem simples do que acontece na Argentina. Suponha-se uma empresa que gaste sete vezes mais do que ganha. Ela terá duas alternativas para cobrir o buraco e não ir à falência: tomar empréstimo ou conseguir um sócio que invista dinheiro nela. O governo argentino gasta sete vezes maios do que arrecada.
Um país terá três opções: 1 – obter empréstimo no Fundo Monetário internacional (a que a Argentina já deve); 2 – conseguir sócios por meio da venda de títulos do governo de longo prazo (a conjuntura política e financeira do país desperta desconfiança e ninguém quer investir em títulos do governo); e 3 – imprimir dinheiro para arcar com as despesas do governo, o que gera inflação.
O governo argentino tem optado pela impressão de dinheiro para atender aos programas sociais e não tem lutado para diminuir o déficit público.
DESABASTECIMENTO NA ARGENTINA
O governo lista produtos para ter os preços congelados a fim de evitar a alta do custo de vida; são os itens com “preço cuidado”. A quantidade dos itens com preço cuidado é insuficiente para atender a demanda e logo somem das prateleiras.
Quando voltam depois do congelamento, voltam com preço reajustado, porque o preço de sua produção subiu e os custos precisam ser passados ao consumidor. Então, o preço congelado causa desabastecimento e não segura a inflação.
Há outra consequência. Muitos produtores rurais estão preferindo não vender suas safras e as deixam estocadas em silos, porque o dinheiro desvaloriza, e a safra estará mais valorizada com o correr do tempo. Outro fator que contribui para o desarranjo da economia e o desabastecimento.
ALGODÃO
A produção de algodão no Brasil deve crescer em torno de 15% este ano e confirmará o País como o quarto maior produtor mundial e o segundo maior exportador.
A produção é estimada entre 2,6 e 2,8 milhões de toneladas, bem próximo da produção de 2019, pré-pandemia, que foi de 3 milhões de toneladas.
TECNOLOGIA 5G
A instalação da Tecnologia 5G demandará mais tempo que o previsto. Moradores das capitais, onde o sistema foi instalado, reclamam de oscilações do sinal e que a velocidade continua lenta.
O motivo do atraso é a deficiência da infraestrutura; faltam estações capazes de espalhar o sinal com qualidade. O sinal de 5G necessita de maior número de antenas que precisam estar mais próximas.
Resta esperar.
APLICATIVO PAYFACE
A rede de supermercados St Marche, especializada no consumidor de alta renda, começará a aceitar pagamentos por identificação facial em cinco unidades da cidade de S. Paulo.
Para pagar por reconhecimento facial, o usuário deve baixar o aplicativo no celular, cadastra o rosto e formas de pagamento. Quando fizer as compras, o cliente se posiciona em frente ao dispositivo instalado no caixa e faz sua identificação com o rosto. O sistema valida a identificação do cliente, o atendente confirma o valor e finaliza a compra após a autorização do cliente.
O pagamento é feito sem necessidade de cartão de crédito e nem de qualquer outro meio de pagamento.
HACKERS
A prefeitura do Rio de Janeiro sofreu ataque “hacker” na segunda-feira, dia 15 de agosto, que tirou do ar serviços on-line fornecidos pelo município.
As áreas de finanças, pagamentos e saúde foram afetadas. A segurança de sistemas é essencial em empresas e órgãos públicos.
Uma das formas de invasão a sistemas é por meio do roubo de senhas de pessoas com acesso privilegiado.
A proteção de sistemas informatizados se faz por meio de prevenção, que inclui antivírus e a manutenção do controle de segurança atualizado; por meio de backups, úteis para evitar efeitos graves depois que o sistema é apagado depois de invadido.
VENDA DE CELULARES
A participação de celulares 5G aumentou de 6,7% para 17,5% na venda de celulares entre janeiro e agosto de 2022.
A procura pelos celulares 5G nas cidades que receberam a nova tecnologia aumentou em cerca de 40%.
DESPERDÍCIO DE ALIMENTOS
Até chegar ao prato do consumidor, o alimento passa por extensa cadeia de suprimentos: fazenda, silos, fábrica, centros de distribuição, transporte, supermercados e restaurantes. O risco de desperdício é grande.
Segundo o estimativas do Índice de Desperdício de Alimentos 2021, do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma), 931 toneladas de alimentos foram para o lixo de residências, supermercados, restaurantes e outros serviços, que correspondem a 17% do total de alimentos disponíveis.
O desperdício maior é nas residências.
VINHO BRASILEIRO
A Associação Brasileira de Enologia (ABE) lança campanha para comemorar em 2022 a 30ª edição da Avaliação Nacional de Vinhos, que se tornou a maior degustação de vinhos de uma safra do mundo.
O evento ajudou, com paixão e arte, a construir o cenário, a cultura e a imagem do vinho brasileiro.
USO DE MÁSCARAS
A ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) votou a favor da liberação do uso de máscaras em aeroportos e aviões. A medida passa a ser recomendação individual para passageiros, tripulantes e funcionários. A medida entrará em vigor assim que for publicada no Diário Oficial.
As regras de distanciamento social de um metro em aeroportos, nas filas de check-in, de despacho de bagagens e de inspeção de segurança também caíram.
FRASES DA SEMANA
CELULARES 5G
“A chegada das redes 5G é um estímulo à troca de aparelhos celulares”.
Fernando Baialuna, diretor de varejo da empresa GfK, ao jornal Valor Econômico, Ed. 17 Ago.
CELULARES 5G (II)
“As empresas têm que controlar as expectativas em relação à chegada de 5G e não podem fazer promessas exageradas. É preciso acelerar as vendas de celulares compatíveis e, depois, as empresas buscarão a melhor forma de monetizar a nova tecnologia”.
Paulo César Teixeira, CEO da Claro, ao Portal Terra.