MERCADO PUBLICITÁRIO EM RECUPERAÇÃO
Em 2020, com o advento da COVID-19 e seus reflexos no mundo dos negócios, as empresas cortaram os investimentos em mercado publicitário. Há uma tendência de os primeiros cortes da empresa, por motivo de economia, serem feitos nas áreas de segurança e marketing. Tendência precipitada, pois os momentos de crises e dificuldades são aqueles em que a empresa mais precisa de marketing para divulgar produtos e serviços.
Em 2021, mesmo ainda sofrendo com reflexos da doença na economia, as empresas voltaram a investir em marketing e comunicação. Em 2022, o setor de comunicação e marketing já superou o patamar de antes da COVID-19.
O resultado investido em 2021 foi 29% superior ao registrado em 2020. Além disso, o número de empresas investindo em propaganda cresceu 22% em relação a 2020 e 47% em comparação com 2019.
SELEÇÃO DE CANDIDATOS
As formas de procurar emprego estão se diversificando. Empresas de recrutamento passaram a usar as redes sociais com mensagens em aplicativos, como Whatsapp, Telegram e Slack.
O processo de escolha continua o mesmo: atração do maior número de candidatos, análise dos currículos e entrevista dos selecionados. Contuso, os aplicativos ajudam a divulgar as vagas existentes e o perfil desejado para a vaga.
STREAMING
Enquanto o mercado de TV por assinatura encolhe, o número de assinantes de streamings aumenta.
As TVs por assinatura estão conseguindo segurar a audiência com eventos esportivos e a venda de pacotes casados que envolvem telefonia fixa e internet rápida.
INFLAÇÃO NO MUNDO (I)
Há dois tipos de combustível utilizado em navios: os residuais ou óleos combustíveis marítimos, chamados bunker, e os produzidos de frações mais leves do processo de refino, chamados diesel marítimo.
A Petrobras informou o aumento do preço do bunker. A tonelada de bunker dobrou de preço; uma tonelada de bunker passou de 600 dólares para 1.200 dólares.
Os gastos com combustíveis representam 60% do total de gastos das transportadoras marítimas.
Como houve também o aumento explosivo do preço do querosene de aviação, o transporte de mercadorias por qualquer meio sofre aumento e afeta bastante a inflação no mundo.
INFLAÇÃO NO MUNDO (II)
A taxa de inflação anual nos Estados Unidos atingiu 8,6%, maior índice desde 1981. Esse dado deve servir de parâmetro quando se analisa a inflação no Brasil, porquanto a inflação atormenta o mundo inteiro. Nenhum país, nem os mais ricos, estão livres do “dragão” neste momento.
A inflação tem sido puxada para cima pela guerra na Ucrânia, cujas consequências aparecem no aumento do preço de alimentos, remédios e combustíveis.
MULHERES EM CARGO DE DIREÇÃO
Em 2015, as mulheres ocupavam 34,7% do cargo de direção das empresas. Em 2020, o número saltou para 36,9%, segundo estudo da Federação das Indústrias do estado do Rio de Janeiro (Firjan).
A previsão é de que ocupem 51,1%, peso feminino na população, dos cargos de direção das empresas em 2065.
OPORTUNIDADE
A Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC) abriu inscrições para o Ciclo de Capacitação em Comércio Exterior com foco em Marketing Internacional. O evento ocorre em 22 de junho, a partir das 10hs, e tem o apoio do SEBRAE e do projeto de Internacionalização da Indústria HPPC, Beautycare Brazil.
O webinar contará com a participação de Andrezza Torres, coordenadora nacional de Beleza e Cosméticos do SEBRAE; palestra de Marcos Sthal, consultor de Comex do SEBRAE; além da abertura e mediação de Ricardo de Nobrega, gerente de Comércio Exterior da ABIHPEC e de Gueisa Silvério, gerente de Negócios Internacionais da ABIHPEC.
Para que a abertura de novos mercados tenha êxito, é fundamental mapear as estratégias de marketing internacional. O objetivo deste evento é apresentar o papel fundamental do marketing no processo de internacionalização da empresa, de forma que ela possa posicionar sua marca nos territórios que deseja conquistar.
O Ciclo de Capacitação em Comércio Exterior é gratuito.
Dúvidas poderão ser sanadas pelos e-mails e/ou telefones: eventos@abihpec.org.br,
antonio.sales@kubix.com.br – Antônio Sales (11) 96462-1100;
fabiola.lago@kubix.com.br. – Fabíola Lago (11) 99687-9052.
VARÍOLA DOS MACACOS
O total de casos de varíola dos macacos no país registrados no país chegou a 6. Três casos, registrados no Estado de São Paulo, são considerados “importados”, porque os pacientes têm histórico de viagem para países da Europa. Ainda há casos sob investigação.
O primeiro caso europeu foi confirmado na Inglaterra, em um homem que havia viajado para a Nigéria, onde a varíola dos macacos é endêmica. Desde então, países da Europa, além dos Estados Unidos, Canadá e Austrália, confirmaram casos.
A transmissão da doença entre humanos é considerada rara e ocorre por meio de contato entre pessoas ou por contato com material contaminado, como por exemplo, roupa de cama. A transmissão não se faz por vias respiratórias, como no caso da COVID-19. Somente os infectados precisam de isolamento social.
DIGITALIZAÇÃO DO AGRONEGÓCIO
As propriedades agrícolas passam a adotar, cada vez mais, ferramentas digitais, que se tornam mais presentes no agronegócio.
A digitalização do agronegócio iniciou-se da porteira para dentro. Agora, está se expandindo para fora das propriedades.
Surgem plataformas de vendas virtuais, à semelhança de lojas virtuais, só que especializadas em produtos rurais, tais como insumos, sementes, fertilizantes e ferramentas.
As plataformas digitais permitem ao produtor, mesmo em regiões mais isoladas, o acesso a ferramentas e serviços que talvez tivesse dificuldade de adquirir.
Abre-se vasto campo de negócios.
ECONOMIA DE PAPEL
A empresa norte-americana DocuSign, líder global em assinatura eletrônica, concluiu que suas ferramentas digitais ajudaram a economizar 20 bilhões de folhas de papel.
A economia de 20 bilhões de folhas de papel equivalem à economia de 140 milhões de toneladas de lixo, 9,5 bilhões de litros de água (utilizada na fabricação e papel) e 2,5 milhões de árvores.
O planeta agradece.
FRASES DA SEMANA
VARÍOLA DOS MACACOS
“O vírus da varíola dos macacos não tem transmissão aérea, assim como a COVID-19. Doenças respiratórias transmitem-se mais. O monkeypox precisa de contato íntimo para contaminar. Por isso, provavelmente, a varíola dos macacos não terá a mesma dimensão da COVID-19“.
Ester Sabino, cientista da USP, líder do grupo responsável pelo primeiro sequenciamento do vírus da varíola dos macacos feito no país, ao jornal O Estado de São Paulo, Ed. 14 Jun, sobre o menor risco de a doença se transmitir no país.
MULHERES NA DIREÇÃO
“Ao trazerem mulheres para cargos de liderança, as empresas estão tendo sucesso empresarial”.
Carla Pinheiro, presidente do Conselho da Mulher da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), ao jornal O Globo, Ed. 16 Jun, sobre o êxito que as mulheres vêm obtendo nos cargos de direção das empresas.
MODA
“O luxo está na simplicidade. Isso não quer dizer que a aparência não seja importante, mas ela deve começar na mente. Meu conselho às mulheres é ‘menos é mais’.”
Inês de la Fressange, ex-modelo, proprietária de loja de sua marca, em entrevista à revista Veja, Ed. 2794, de 22 Jun, destacando que o ser chique é não se adequar a uma imagem de moda, mas se sentir bem naquilo que se veste.