ADAPTAÇÃO AO MERCADO
Liel Miranda, executivo da Mondelez, dona da Lacta, em entrevista ao jornal O Globo, declarou a estratégia da empresa para a venda de chocolate na Páscoa e no ano todo. Uma das estratégias é lançar pacotes “compre três e pague dois”, como forma de criar opções mais econômicas, incentivar a compra e diminuir o efeito da inflação. Outra estratégia será o lançamento de produto premium, com inovação.
O aumento de preços foi amenizado por conta da criação de alternativas para o consumidor e de considerar as diferenças regionais: a empresa lançará embalagens menores nas regiões Nordeste e Norte e embalagens maiores nas regiões Sul e Sudeste.
O executivo enfatizou a ideia de olhar sempre para o consumidor e seu poder aquisitivo. Com base neste olhar, a empresa promove as adaptações mais convenientes a fim de fidelizar o cliente, evitar o aumento de preços e manter e/ou aumentar as vendas.
INFLAÇÃO GLOBAL
Os preços dos alimentos dispararam em todo o mundo em razão de problemas na cadeia logística global, choques climáticos e alta dos custos com energia e fertilizantes, tudo sob os efeitos da COVID e da desorganização da economia e da cadeia produtiva no mundo.
Dados divulgados pela FAO (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura), agência das Nações Unidas que lidera esforços para a erradicação da fome e para o combate à pobreza no mundo, divulgou dados que mostram que os preços da comida em janeiro de 2022 foram os maiores desde 2011.
Segundo a FAO, ainda poderá ocorrer alta nos alimentos em 2022, particularmente carne, laticínios e grãos que mostraram tendência de alta em dezembro de 2021. A FAO verificou que a inflação média dos alimentos no mundo em janeiro estava em 6,8%, a mais alta desde que os levantamentos se iniciaram em 2014.
CONTA DE TELEFONE CELULAR
Segundo dados da ANATEL (Agência Nacional de Telecomunicações), houve queda de 25% nas queixas sobre cobranças indevidas de serviços de valor adicionado nas contas do celular.
Existem vários aplicativos adicionais cobrados: livros digitais, cursos on line, meditação.
As informações sobre o plano contratado devem estar acessíveis ao consumidor. É interessante verificar a conta do celular.
ENCHENTES E DESLIZAMENTOS
Todo mês de janeiro as notícias se repetem: enchentes, deslizamentos, casas destruídas, prejuízos e mortes. No momento da tragédia, a imprensa e as pessoas questionam sobre quem seria o responsável. Adversários políticos acusam o governo federal; outros acusam o governador do Estado e outros ainda, a prefeitura do município. Faltam políticas sociais, gritam outros.
O articulista J. R. Guzzo fez observação interessante no jornal O Estado de São Paulo: as casas caíram porque foram construídas em terrenos inadequados ou em escarpas, onde qualquer construção não se aguenta de pé em caso de chuvas torrenciais. Diz mais, que a prefeitura exige alvarás, “habite-se”, vistoria dos bombeiros para qualquer construção feita pela classe média e ignora as construções da classe baixa.
A prefeitura de São Paulo está propondo a “solução” de pagar para o morador abandonar o barraco onde vive, erguido em local impróprio para o assentamento humano. Mas não quer saber onde ele construirá o novo barraco nem se preocupa com as áreas de risco que necessitam de obras de contenção e de prevenção.
A proposta não é solução; é paliativo.
DEDUÇÃO DO IMPOSTO DE RENDA
Custos com exames de diagnóstico de COVID-19 realizados em hospitais, clínicas e laboratórios no ano de 2021 poderão ser deduzidos do Imposto de Renda de 2022. A dedução não inclui gastos com testes de COVID feitos em farmácias.
O contribuinte deve guardar os comprovantes no caso de pagamento dos testes, do mesmo modo como faz com os de despesas médicas.
ROBÔS
Empresas dos Estados Unidos investiram mais de 2 bilhões de dólares para adquirir mais de 39 mil robôs para serem “empregados” nas empresas e nas indústrias.
Os robôs passaram a atuar em mais indústrias, além da presença marcante na indústria automobilística. Eles fazem trabalhos como retirar garrafas e latas de esteiras em usinas de reciclagem e embalar produtos em caixas nas empresas de comércio eletrônico.
As empresas norte-americanas sofrem com o aumento da demanda e a escassez de mão de obra por conta da pandemia.
CRIAÇÃO DE PORCOS
Em janeiro de 2022, cirurgiões norte-americanos transplantaram o coração de um porco para um ser humano; foi a primeira cirurgia desse tipo.
A Universidade Ludwig-Maximilians (LMU), em Munique, terceira maior universidade da Alemanha, com perto de 50 mil estudantes, foi autorizada pelas autoridades alemãs a produzir e criar porcos para fornecerem o coração para transplante em seres humanos.
A evolução da medicina e da tecnologia traz nova oportunidade de negócios: criação de animais com o fim específico de fornecer órgãos para seres humanos. Defensores dos animais protestaram veementemente contra a inciativa.
LAVANDERIAS I
O Brasil é o principal mercado da rede francesa de lavanderias 5àSec, que tem mais de 500 lojas no país, a maior parte delas franquia.
A gigante Unilever vem abrindo lavanderias no país com a marca Omo, especialmente dentro de condomínios. A Unilever tem a meta de tornar-se a maior rede de lavanderias do país em 5 anos.
A concorrência fez a 5àSec reagir. A empresa está focando em duas áreas que estavam fora de seu raio de atuação: as lavanderias de baixo custo e a operação em edifícios comerciais e residenciais.
A concorrência faz a empresa se movimentar e buscar alternativas para não perder mercado e para ganhar novos.
LAVANDERIAS II
A rede lavanderias 5àSec sofreu no início da pandemia com a retração de clientes. As pessoas passaram a sair menos de casa e a levar menos roupa para lavar fora. Com isso, a 5àSec viu sua receita cair em 35% em 2020.
Para enfrentar essa retração, a rede deixou de cobrar pelas entregas e passou a oferecer serviço de assinatura mensal.
As empresas têm de adaptar-se às condições de mercado e em face de novas situações. Criatividade, soluções inteligentes, ofertas, maior eficiência, marketing, tudo é válido para enfrentar dificuldades e modificações ocorridas no mercado.
SITE PARA CONSULTAR DINHEIRO ESQUECIDO
O site para consulta a valores esquecidos em Bancos saiu do ar no dia em que começou a funcionar, sobrecarregado em razão do elevado número de consultas. O acesso ao site do Banco Central foi 50 vezes maior do que num dia normal. O site voltará a funcionar na próxima segunda-feira, dia 14 de fevereiro.
O Banco Central criará um site exclusivamente para as consultas, com maior capacidade de atendimento: valoresareceber.bcb.gov.br. No site, haverá o passo a passo para o resgate do dinheiro esquecido.
FRAUDE PELA INTERNET
Uma quadrilha, formada por seis jovens entre 20 e 22 anos, foi presa depois de conseguir enganar mais de quinze mil pessoas pela internet em todo o Brasil.
A quadrilha criava sites e anunciava produtos eletrônicos, brinquedos e produtos de petshop com preços abaixo do usual, mas alegavam que não tinham o produto em estoque e que a importação da China demoraria três meses. Quando os consumidores reclamavam a demora, derrubavam o site e criavam outro. Usaram pelo menos 50 sites diferentes para aplicar o golpe.
Uma das regras para compras virtuais: não confie em preços muito abaixo dos praticados pelo mercado.
GOVERNO DÁ DESCONTO NA DÍVIDA DO FIÉS
O FIÉS (Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior, programa do Ministério da Educação, destina-se a financiar a graduação no ensino superior) apresenta 51% dos contratos inadimplentes e mais de 9 bilhões de reais em prestações atrasadas. O governo federal anunciou a medida de oferecer descontos ao estudante que estiver inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo federal. Pelos cálculos do governo, aproximadamente um milhão de estudantes endividados terá a possibilidade de usufruir do benefício.
O saldo remanescente de quem renegociar a dívida poderá ser parcelado em até 10 vezes, com mensalidade de até R$200,00.
O prazo para acertar o pagamento da dívida e obter o desconto será aberto em 7 de março e irá até 31 de agosto.
SETOR DE SERVIÇOS
O setor de serviços cresceu 10,9% em 2021, após haver recuado 7,8% em 2020. O recuo em 2020 se deveu ao COVID-19, com o fechamento de grande parte do comércio, o isolamento social, a diminuição das atividades econômicas e o fechamento de estabelecimentos comerciais.
Para relembrar, a economia envolve três setores: o primário (agricultura, extração mineral e outros), o secundário (industrialização) e o terciário, setor de serviços (inclui variados tipos de serviços, limpeza, atendimento ao consumidor, transporte, suporte técnico, serviços do setor tecnológico, serviços de finanças e outros).
Essa boa notícia mostra recuperação da economia e a expansão do setor, que se contraiu em 2020.
FRASES DA SEMANA
PROCEDÊNCIA DOS PRODUTOS
“Percebemos que há mais clientes preocupados com o que estão consumindo. Cada vez mais, os clientes querem saber da procedência dos produtos, quem os produziu e em quais condições as peças foram fabricadas”.
Oswaldo Nunes, diretor-executivo da Riachuelo, em entrevista ao jornal Folha de São Paulo, Ed. 6 Fev, defendendo a ideia de que a inflação alta pode ter reduzido o poder de compra de brasileiros, mas não a preocupação com a procedência sustentável dos produtos e que os clientes estão cada vez mais atentos ao que estão consumindo.
JUROS ALTOS
“A taxa de juros alta é um remédio amargo, mas necessário para controlar o que é ainda pior, a inflação. O único fator que pode ser pior do que os juros elevados em uma economia é a inflação alta”.
Rachel de Sá, economista-chefe da Rico Investimentos, em entrevista ao jornal O Estado de São Paulo, Ed. 7 Fev, ao afirmar que o crédito mais caro é a alternativa do Banco Central para reduzir a pressão sobre preços e estancar a inflação.
DIFICULDADES DO TURISMO
“O Brasil carece de infraestrutura adequada para atrair turistas estrangeiros, a qual facilite o sua mobilidade no Brasil. A malha aérea é concentrada, não há ferrovias e as estradas são ruins. O Brasil atrai maior número de turistas em decorrência de promoções ou eventos internacionais, mas o turismo brasileiro não pode viver de coisas efêmeras.”
Orlando Souza, presidente do Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil, ao jornal Valor Econômico, Ed. 7 Fev, apontando dificuldades do turismo no Brasil.
LIDERANÇA POSITIVA
“O desafio é ser o líder que entrega resultados com garantia de longevidade do negócio e das pessoas.”
Daniel Spinelli, formador de líderes, ao jornal Valor Econômico, Ed. 10 Fev, afirmando que o papel do líder não é ter o foco apenas na produção e em resultado financeiro, mas também ter o foco no apoio aos colaboradores, para que eles possam trabalhar de maneira mais produtiva, e nos destinos da empresa.