Por Isadora Santos
“Me identifiquei com a escrita dela, que é simbólica no conteúdo ao mesmo tempo objetiva na escrita.”
A Dica Cultural de hoje fala do livro Primeiro eu tive que morrer da autora Lorena Portela. A sugestão é da associada do Clube de Leitura D’Elas, Isadora Santos, que divide conosco a sua experiência de leitura.
Primeiro eu tive que morrer é um livro surpreendente. Tem uma densidade poética a ser degustada em diversos momentos, apesar de inicialmente parecer um livro curto e rápido de ler. É afetivo e íntimo como uma conversa com uma amiga no tapete da sala e ao mesmo tempo objetivo e fluido na leitura. O enredo cursa sobre a história de uma mulher que por sobrecarga de trabalho resolve tirar um período sabático na praia de Jericoacoara, no Ceará. Lá, a protagonista tem diversos momentos de autodesconhecimento (e reconhecimento) além de ter diversos encontros afetivos e transformadores. Sugiro a leitura, sem pressa para que se curta o que está latente naquelas linhas.
DESTAQUES DO LIVRO
“Tem um momento em que você passa a não questionar mais a dor, porque a dor é tudo que você conhece. Já se familiarizou, conhece os trejeitos e, embora desconheça os limites, a dor já não assusta tanto assim.”
“Entendi que nem sempre consolar é eficiente, que tem o tempo de apenas chorar junto.”
“Quantas mortes uma mulher já enfrentou para continuar viva? O quanto de dor uma mulher é capaz de suportar e se manter de pé?”
“O reencontro com a mar de Jeri, aquele que, mais do que nunca, virou meu oceano. Onde eu nadava com a vida que ainda não tinha, mas que queria tanto pra mim.”
Sobre a autora
Lorena Portela é uma escritora e jornalista nascida no Ceará. Cresceu em Fortaleza e morou anos em Lisboa até se mudar para Londres, onde vive atualmente.
Primeiro eu tive que morrer, autopublicado em 2020 e agora lançado pela Planeta no Brasil, é seu primeiro livro.
O quarto livro sorteado pelo Clube de Leitura D’Elas foi sugestão da gaúcha Isadora Santos, médica psiquiatra e mãe de dois meninos. “A leitura voltou para minha vida novamente após o nascimento do meu segundo filho. Queria uma vida mais simbólica que pudesse usar a imaginação para poder auxiliar o mundo dos meus filhos“, diz a autora.
FICHA TÉCNICA
Título: Primeiro eu tive que morrer
Autora: LORENA PORTELA
Editora: Planeta; 1º edição (5 outubro 2022)
Idioma: Português
Número de Páginas: 176 páginas
Tema: Romance literário | Romance contemporâneo | Drama
Clube de Leitura D’Elas
Meu clube de leitura (por Simone Hillbrecht)
Véspera, Carla Madeira (por Raquel Barth Campani)
Mulheres sem nome, Martha Hall Kelly (por Isabel T. Sydrião)
Marina, Carlos Ruiz Zafón (por Michele Panisson)
2 Comentários
A leitura rendeu muitos debates no @clubedeleituradelas, que mais uma vez proporcionou versões variadas da mesma obra, a partir da experiência e momento de cada leitora. Obrigada pela indicação Isadora!
Opa!! Vou anotar essa indicação de literatura nacional. É muito bom conhecer outros cantos do nosso país por meio dos livros.